blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

20/02/2018

Espirro em ambientes com ar-condicionado: o que pode ser?

Muitas vezes, basta um espirro em ambientes com ar-condicionado para que o aparelho seja apontado como o grande vilão. Porém, o ar-condicionado em si não é a causa de alergias e incômodos respiratórios. Usá-lo de forma incorreta, no entanto, pode contribuir para o desenvolvimento de problemas como rinite e asma.

Dessa forma, é muito útil conhecer alguns exemplos de uso inadequado desse equipamento e evitá-los. Afinal, quando utilizado de forma correta, o aparelho é um grande aliado no combate a doenças.

Continue a leitura do post para saber o que pode, realmente, estar levando alguém a espirrar em ambientes com ar-condicionado e evite tais comportamentos.

Deixar a temperatura muito baixa

O choque térmico — que acontece quando se passa de um ambiente para outro, ficando exposto a uma grande diferença de temperatura — é, sim, um inimigo da saúde respiratória e pode agravar alergias, gripes e resfriados. Portanto, evite deixar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas. A ideal é em torno de 23° C.

Em dias de calor intenso, algumas medidas minimizam o choque térmico: evitar transitar com frequência entre locais com temperaturas muito diferentes, desligar o ar-condicionado antes de sair do cômodo, entrar no ambiente climatizado já vestido, após o banho, entre outras.

Permitir que os cômodos fiquem muito secos

O ar-condicionado diminui a umidade relativa do ar nos ambientes. Em casos de lugares em que a umidade já é baixa, os cômodos podem ficar muito secos se os aparelhos permanecerem ligados por longos períodos. Isso contribui para o ressecamento das vias aéreas e causa irritação no nariz e na garganta.

Não limpar os filtros do ar-condicionado periodicamente

Com filtros limpos, o ar-condicionado consegue bloquear partículas com fungos e bactérias, evitando sua proliferação no ambiente. Por isso, devem ser retirados do aparelho e higienizados de tempos em tempos — para descobrir a periodicidade ideal, verifique as orientações de cada fabricante no manual do seu aparelho.

Além disso, é importante observar as condições dos filtros. Quando ainda estão em bom estado, eles voltam para a sua cor de origem após a lavagem. Se permanecerem muito escuros e manchados, é hora de fazer a substituição.