blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Regulação

15/02/2018

Limpar filtro de ar condicionado – De quanto em quanto tempo?

Para evitar problemas relacionados à saúde, bem como se beneficiar da eficiência de um ar-condicionado na plenitude de suas funções é preciso adotar algumas práticas de manutenção preventiva. Dentre os procedimentos de manutenção, limpar filtro de ar condicionado é um dos mais importantes.

Filtro de ar condicionado: funções

O filtro do ar condicionado possui como função, propiciar melhor qualidade do ar e retirar elementos que causam alergias e desencadeiam até mesmo doenças nas pessoas, em qualquer ambiente onde o ar-condicionado esteja instalado.

Além de ajudar a preservar a saúde, os filtros do ar condicionado são responsáveis pela otimização do próprio funcionamento do aparelho. Quando não são limpos, eles interferem diretamente no fluxo do ar e acumulam mofos e bactérias. Como resultado, temos além do desencadeamento de doenças, maior gasto de energia elétrica e má climatização do local.

Desta forma, fica claro quanto é essencial que em sua empresa, loja, ambiente de trabalho ou residência, considere limpar o filtro do ar condicionado.

Limpar filtro de ar condicionado: qual a frequência?

O que irá nortear a frequência da limpeza do filtro é exatamente o lugar onde o ar-condicionado está instalado, bem como o número presente de pessoas e até mesmo animais no local.

Em locais habitados por uma única pessoa, por exemplo, sem animais, recomenda-se a limpeza a cada 6 meses. Residências a partir de 2 pessoas prescreve a limpeza a cada 90 dias. Em locais onde há animal de estimação, a cada 60 dias.

No que diz respeito a empresas, uma vês por mês é o tempo ideal,  caso a região seja acometida de poluição.