blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

07/12/2017

Benefícios do ar-condicionado para a climatização hospitalar

A indicação do uso do aparelho de ar-condicionado em hospitais vai muito além de proporcionar conforto aos pacientes, familiares e acompanhantes. A melhoria da qualidade do ar em ambientes hospitalares contribui para o avanço do tratamento dos pacientes. No post de hoje, vamos conhecer quais são os benefícios do uso do ar-condicionado para a climatização hospitalar!

Além de manter a temperatura do ambiente confortável e agradável, o ar-condicionado em hospitais auxilia no combate às doenças de transmissão aérea, diminuindo, assim, o risco de infecções no local. Isso acontece porque o aparelho filtra as bactérias e fungos que circulam no ar, o mantendo mais limpo e puro.

Em um ambiente normal, não climatizado, o número de bactérias circulando pelo ar pode chegar a um milhão por metro cúbico. Com a climatização através do ar-condicionado, esse número cai para apenas dez mil bactérias. Ainda pode parecer muito, mas este número é totalmente tolerável ao organismo dos pacientes mais debilitados.

Porém, a instalação do aparelho em hospitais precisa obedecer alguns parâmetros e requisitos básicos de acordo com a Norma ABNT NBR 7256. Essa norma controla, principalmente, o nível de ruído dos aparelhos, índice de temperatura ideal, velocidade do ar e umidade relativa. Para atender todas as exigências de segurança, o trabalho de engenheiros e arquitetos é imprescindível para implementar o sistema de climatização.

O uso do aparelho de ar-condicionado também é muito importante para purificar o ar de salas cirúrgicas, pós-operatórias, UTI, UTI Neonatal e UTI Pediátrica. O sistema de climatização também é altamente indicado para os locais onde são armazenados os materiais cirúrgicos – ajudando na esterilização dos mesmos.

Desde a sua invenção, o ar-condicionado foi benéfico aos ambientes hospitalares. No primeiro hospital a receber o aparelho, a mortalidade infantil causada pela desidratação foi reduzida drasticamente.