blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Economia

21/11/2017

Como as tintas e telhas reduzem o consumo do ar-condicionado?

Com o objetivo de tentar conter o aquecimento global, a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) criou uma tinta capaz de amenizar a temperatura e o consumo de energia dentro de residências, empresas, instituições e estabelecimentos, bastando aplicá-la nas telhas e contemplar a redução imediata da intensidade do calor.

Continue a leitura deste post e saiba como essa novidade pode ajudar você a reduzir o consumo do ar-condicionado e dos demais sistemas de ventilação na sua casa!

A composição da tinta térmica

A tinta térmica é composta de água e microesferas ocas de vidro. Inicialmente ela foi desenvolvida para revestir aeronaves, navios, tubulações e alvenarias em geral.

As microesferas, por sua vez, são partículas a vácuo, que impedem a propagação de som e temperatura. O produto custa pouco e é mais ecológico do que a espuma de poliuretano (originária do petróleo), alternativa utilizada no mercado brasileiro em obras de isolamento e revestimento térmico.

Telhados cobertos com tinta térmica podem ajudar você a economizar energia elétrica, ou seja, graças à sua eficiência é possível diminuir o consumo do ar-condicionado e de ventiladores. Além disso, o produto também pode atenuar temperaturas baixas, o que torna o ambiente mais aconchegante e confortável em dias e noites de inverno.

As vantagens da tinta térmica para telhados

Diversos benefícios podem ser alcançados com a aplicação da tinta térmica. Alguns deles vão além da proteção térmica e podem até estender o tempo de vida útil dos telhados. Conheça a seguir as principais vantagens:

• diminui em 45% a temperatura interna dos ambientes;

• diminui em até 30% o uso de energia elétrica devido à redução da necessidade de utilização de equipamentos de ventilação;

• diminui em até 98% a incidência dos raios ultravioletas sobre o revestimento da estrutura, o que permite um aumento da vida útil do telhado;

• diminui o ruído nas telhas devido à chuva, podendo reduzir o som de impacto da água em até 30%;

• garante uma proteção especial às telhas metálicas contra os efeitos de corrosão;

• permite sentir a diferença na temperatura logo após sua aplicação;

• protege e impermeabiliza o telhado, evitando a proliferação de musgos e fungos;

• possui efeito bastante duradouro, sendo necessário aplicá-la novamente a cada 5 ou 10 anos.

A aplicação da tinta térmica

A grande vantagem desse material está na variabilidade de aplicação, que vai desde madeiras, plásticos, aços e até telhas. O processo é bem prático: primeiramente é feita a higienização do telhado e, posteriormente, 2 demãos da tinta térmica são aplicadas. Depois basta aguardar até 48 horas para a secagem total.

Vale lembrar que é muito importante fazer a aplicação da tinta em dias ensolarados, pois isso acelera os processos de secagem e aderência do material. Cada marca do produto possui suas próprias características de consumo por metro quadrado, e o consumo médio da tinta térmica pode variar de 2 a 4 litros por metro quadrado.

É importante contar com a ajuda de profissionais qualificados para essas atividades, tanto para a higienização do telhado quanto para a pintura, pois eles costumam entregar um serviço de qualidade e sem a ocorrência de acidentes durante o processo.

Viu como as tintas e telhas podem ajudar a reduzir o consumo do ar-condicionado? Aproveite e pesquise mais sobre esse assunto! Descubra uma forma de integrar todas essas facilidades na sua casa para que você obtenha conforto no verão e gere mais economia.