blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Regulação

09/03/2017

Temperatura ideal do ar condicionado

A conta de energia elétrica tá cara? Confira a temperatura ideal do ar condicionado para que seu ambiente fique gelado e gaste menos!

Uma das dúvidas que muita gente tem quando instala o ar condicionado em casa, é em que temperatura deixar. O que costuma ocorrer é ficar brincando com o aparelho, primeiro coloca em 18 graus daí fica frio demais. Depois sobe para 24 e fica quente demais. Afinal, qual a temperatura certa que devemos deixar nosso ar? Pois é, pouca gente sabe que mesmo que você tenha em sua casa um aparelho de ar condicionado mais econômico, regular a temperatura certa ajuda e muito a poupar mais. E é essa pergunta que vamos responder aqui, acompanhe.

Temperatura ideal do ar condicionado: 23 °c

A humidade do ar e a temperatura influenciam o nosso conforto, e é através destas duas variáveis que devemos gerir o nosso ar condicionado. Imaginemos que estamos no inverno no nosso quarto: chove e a humidade do ar está elevada. A temperatura ideal para colocar o aparelho de ar condicionado seria entre 19 e 22 ºC (~22 ºC).  Porém, se pensarmos no verão em que a temperatura é maior, podemos chegar ao valor de 23 c. Por que isso? Vamos explicar:

“A maioria das pessoas acredita que utilizando o condicionador de ar configurado para a temperatura mais baixa irá acelerar o processo de condicionamento do ar. Não é verdade, o condicionador não terá sua capacidade aumentada. Pior do que isso, irá consumir mais energia. Se ao invés de ajustar a temperatura para 17°C o usuário ajustar para 23°C a economia de energia pode atingir 50%. Esta redução se deve primeiramente pela redução da diferença de temperatura entre o ambiente interno e o ambiente externo, reduzindo a carga térmica e, por consequência, fazendo com que o condicionador de ar trabalhe menos. Em segundo lugar, aumenta a diferença de temperatura de troca entre o fluido refrigerante e o ar da sala. Isto faz com que a quantidade de calor trocado aumente. ”

Portanto, a temperatura ideal do ar condicionado no verão e em dias moderados, é de 23 graus Celsius. Faça o teste em casa.

Mas como saber se isso vai ajudar a economizar?

Dá para fazer um teste bem simples, em 2 dias:

Dia 1: Anote a posição do consumo do relógio de energia e durma com o ar em 17 c. De manhã anote o valor para onde ele foi

Dia 2: Anote a posição do consumo do relógio de energia e durma com o ar em 23 c. De manhã anote o valor para onde ele foi

Mais simples do que isso impossível não?