blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

13/01/2022

Saiba tudo sobre a serpentina de microcanais do ar-condicionado

O investimento feito na aquisição de um ar condicionado demanda planejamento. E não estamos falando apenas das funções, mas, também, da potência indicada para o ambiente que você deseja climatizar.

Afinal de contas, desejamos que o equipamento seja resistente, durável e, que, apenas exija custos associados à manutenção e limpeza do mesmo, certo?

Daí, a importância em conhecer alguns detalhes elementares, do modelo de ar condicionado, a fim de aumentar os benefícios da sua compra. E é por isso que preparamos um post completíssimo sobre a serpentina de microcanais e todas as questões relativas a esse sistema e sua tecnologia.

Para saber tudo sobre a serpentina de microcanais, basta seguir com a leitura deste post!

O condensador

Antes de aprofundarmos na ideia por trás da serpentina de microcanais, é importante enfatizar todo o funcionamento pelo qual ela auxilia direta e indiretamente.

E o primeiro deles é o condensador, que corresponde à eficiência do aparelho em refrigerar os ambientes e também na velocidade em que ele vai alcançar a temperatura desejada.

No mercado, existem dois modelos de condensadores que você deve conhecer. O primeiro é o condensador de tubo aleta, que são feitas em alumínio. Já o tubo pode ser feito de outros materiais. O tubo, inclusive, é o componente pelo qual o gás transita — e que é chamado de serpentina.

Esses tubos podem ser manufaturados em cobre, embora também existam modelos em alumínio. As serpentinas em alumínio não são mais tão comuns, uma vez que são mais baratas. E isso tende a gerar um desgaste precoce ao material.

Tudo porque, comparativamente, a serpentina de cobre agrega mais valor. Embora o investimento seja maior, a durabilidade do material é digna de menção. E também a condução do material permite mais eficiência ao aparelho, se compararmos com o alumínio.

O segundo modelo de condensador é o popularmente conhecido como condensadora de microcanais.

O que é a serpentina de microcanais?

Os microcanais são uma tecnologia moderna no setor de ar condicionado, mas já bastante conhecida na indústria automotiva. Um dos pontos de atração é que, em comparação com o alumínio e o cobre, os microcanais não necessitam de pontos de solda. E isso ocasiona um risco menor de vazamento;

O condensador, em si, também fica menor com o uso da serpentina de microcanais porque a sua eficiência é naturalmente maior. Para quem procura por conforto térmico em um aparelho de dimensões menores, essa pode ser uma solução mais que bem-vinda.

A serpentina de microcanais, por conta desses diferenciais tão únicos, tem sido usada pelas grandes marcas do setor.

No que se atentar ao usar a serpentina de microcanais?

Para que a troca de calor ocorra com mais facilidade e eficiência, gerando boa economia no consumo de energia, a serpentina de microcanais também pode ser planejada de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo: entre o cobre e o alumínio, uma série de fatores pesa em benefício de um e do outro. Como mencionamos, o cobre é mais eficiente e durável, mas pesa mais e o investimento é maior. O alumínio, por sua vez, é leve e mais acessível — mas sua resistência e os pontos de solda pesam contra o seu uso.

Outros pontos que você pode se atentar têm a ver, inicialmente, com a transferência de calor de cada material. O cobre tem um coeficiente maior, e por isso ele é mais recomendado nesse sentido.

Sobre a flexibilidade deles, o cobre também sai na frente. Talvez, o seu uso seja mais indicado no geral, ainda mais em um condensador de microcanais, que já é uma tecnologia mais moderna e eficiente. Com isso, você equipa melhor o seu aparelho de ar condicionado e desfruta de todos os benefícios do seu uso.