blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

15/12/2021

Um ar-condicionado para dois ambientes é possível?

Para reduzir os gastos com energia elétrica, utilizar um único ar-condicionado para dois ambientes pode ser uma opção, certo? Será?

Bom, como um dos principais objetivos dessa alternativa é a redução de custos com energia elétrica, precisamos pensar se essa economia realmente vale a pena.

Para isso, precisamos compreender que o aparelho de ar-condicionado possui um funcionando que depende inclusive da estrutura do local onde é instalado.

Ou seja, para que o seu funcionamento seja o mais eficiente possível (inclusive em termos de gasto de energia elétrica), precisamos nos atentar a algumas coisas.

O que influencia na eficácia do aparelho de ar-condicionado?

Diversos fatores influenciam na climatização eficaz de um ambiente por meio do ar-condicionado, como:

- Incidência de luz solar pelas janelas;

- Número de aparelhos eletrônicos ligados no ambiente;

- Tipo de forro da construção;

- Número de portas e janelas (inclusive se estão fechadas ou não);

- Tamanho do ambiente;

- Paredes que possam impedir a passagem do ar no ambiente.

Assim, quando pensamos em utilizar um ar-condicionado para climatizar mais de um ambiente, acabamos deixando de lado alguns desses fatores e perdemos muito em eficácia do aparelho.

E, se perde em eficácia, temos um custo com energia elétrica que não estará sendo revertido em uma boa climatização do ambiente.

Para ficar mais claro, vamos pensar em um exemplo: você deseja climatizar seu quarto e o quarto do seu filho com um único aparelho de ar-condicionado.

Nesse caso, o seu quarto possui 10m² e o do seu filho possui 8m², ambos com uma janela e uma porta cada um.

E se eu comprar um aparelho mais potente para climatizar dois ambientes?

A potência do aparelho talvez seja o fator mais importante a ser observado.

Nesse exemplo, para climatizar cada ambiente com um aparelho individual de ar-condicionado, a potência adequada para cada quarto seria de aproximadamente 9.000 BTUs.

Agora, se você deseja climatizar os dois quartos com apenas um aparelho de ar-condicionado, a potência do aparelho precisaria ser maior!

E quanto maior a potência do ar-condicionado, maior o custo com energia elétrica, certo?

E, além de um maior custo, temos outro problema com essa situação: um aparelho de ar-condicionado mais potente é capaz de climatizar um ambiente maior, mas não é capaz de contornar paredes.

Ainda, para que a climatização ocorra nos dois ambientes, as portas precisam ficar abertas. Dessa forma, o ar climatizado se dissiparia pelos outros ambientes.

Ou seja, ainda que o aparelho seja mais potente, estruturalmente existem condições a se observar para que o aparelho funcione corretamente.

Por isso, no final das contas, você não conseguirá climatizar dois ambientes e ainda pagará mais caro por isso.