blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Regulação

18/12/2016

A Importância da Implantação do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle)

Falta de limpeza em sistemas de ar condicionado de empresas pode gerar multa de até R$200 mil

A Portaria 3.523/98 já possui um conjunto de regras que visam a qualidade do ar em ambientes climatizados. Dentro dessa Lei, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – publicou a Resolução 176/00, que orienta empresas e condomínios a realizarem a limpeza e manutenção dos equipamentos de ar condicionado periodicamente.

Testes nos aparelhos de ar condicionado, em locais públicos e coletivos devem ser feitos pela vigilância sanitária dos municípios, para comprovar a qualidade do ar. E se houver algum tipo de contaminação a multa para a empresa poderá chegar a R$200 mil.

Muitos não sabem, mas a falta de limpeza e manutenção dos equipamentos não é ruim apenas para a saúde, o “bolso” do empresário também é afetado. Além de comprometer a saúde das pessoas expostas, esse descuido causa o aumento do consumo de energia do sistema, pois a sujeira diminui a capacidade de refrigerar o ambiente fazendo com que o aparelho trabalhe mais para atingir a temperatura desejada.

Como é feita a análise 

O padrão estipulado pela Organização Mundial da Saúde é de no máximo 750 unidades formadoras de colônias (UFC) por metro cúbico de ar. Amostras do ar absorvidas pelo aparelho que contenha filtro são coletadas e os filtros são colocados em incubadoras. Se o laudo determinar que a contagem de microrganismos é maior, o ambiente é notificado por estar impróprio para a saúde dos ocupantes.