blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

10/06/2021

Split ou portátil: saiba qual é o melhor para você

Split ou portátil? Com a aproximação do verão, essa pode ser a dúvida de muita gente. Quais as principais diferenças? Qual equipamento tem o melhor custo-benefício? Os dois têm a mesma capacidade de refrigeração? Neste post, esclarecemos esses e outros pontos importantes.

Ar-condicionado split

O ar-condicionado Split é o mais popular entre os oferecidos pelo mercado. A sua fama se deve, sobretudo, a sua eficiência e praticidade.

O nome deste tipo de ar-condicionado revela a sua principal característica. Traduzido para o português, a palavra “split” significa “dividido. Esse modelo possui duas unidades: a evaporadora (instalada no ambiente interno) e a condensadora (instalada na área externa).

A união das duas partes é feita por tubulações de cobre, que são responsáveis pela passagem do gás refrigerante.

O mercado oferece diversos modelos de ar-condicionado split com variação de tamanho, formato, potência e finalidade. Confira abaixo os principais:

Split hi-wall

É o tipo mais comum de split, podendo ser encontrado, principalmente, em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte. Esse modelo está disponível no mercado nas capacidades de 7.000 a 34.000 BTUs.

Entre suas principais vantagens estão: instalação flexível, sem necessidade de dutos; menor consumo de energia; preço acessível; e design moderno.

Split piso teto

Como o próprio nome sugere, esse tipo de ar-condicionado pode ser instalado tanto no piso como no teto. O equipamento é indicado para grandes ambientes, salas comerciais, restaurantes e escolas.

Entre suas principais vantagens estão: longo alcance de ventilação; flexibilidade de instalação; e eficiência energética.

Multi split

O aparelho de altíssima tecnologia tem como principal característica o fato de que é capaz de climatizar mais de um ambiente apenas com uma unidade externa.

É possível combinar de duas a cinco unidades internas com modelos diferentes para cada ambiente.

O multi split é indicado para empresas com várias salas, residências amplas, comércios diversos, apartamentos e escritórios.

Entre suas principais vantagens estão: economia de espaço com os condensadores; baixo consumo de energia; controle individual; e instalação flexível.

Split ou portátil: conheça as vantagens do ar-condicionado split

Você já deve ter percebido que o modelo split possui diversos benefícios, como:

Economia de energia elétrica: dê preferência aos modelos com compressor inverter, aparelhos com essa tecnologia são capazes de economizar até 60% na conta de energia. Em linhas gerais, o principal diferencial dessa tecnologia é o fato de que o compressor funciona de maneira contínua, sem oscilações, evitando assim, picos de energia.

Silencioso, comparado aos modelos tradicionais.

Capacidades variadas, indo de 7.000 a 34.000 BTUs.

Filtros de ar, alguns modelos possuem filtros purificadores que eliminam impurezas e mau odor.

Maior capacidade de refrigeração, principalmente em comparação aos portáteis.

Ar-condicionado portátil

Esse modelo pode ser instalado em qualquer cômodo da casa que tenha uma janela. A instalação é relativamente simples, é necessário apenas conectar o tubo do aparelho à janela, de acordo com as recomendações do fabricante.

Pouca capacidade de refrigeração e custo alto

Apesar de ter como principal atrativo a facilidade de instalação, é necessário ficar atento a duas desvantagens importantes desses aparelhos que influenciarão na escolha entre split ou portátil: a capacidade de refrigeração é consideravelmente inferior e os aparelhos costumam ter um custo elevado.

A capacidade máxima do modelo portátil é de apenas 14.000 BTUs.

Além das desvantagens listadas acima, o modelo portátil possui como limitador o fato de que é indicado apenas para ambientes menores.

Portátil, mas nem tanto

Se você está pensando em adquirir esse aparelho devido a sua principal característica, ou seja, a portabilidade, temos uma notícia não muito animadora: os aparelhos costumam ser pesados e grandes.

E não é só isso, ar-condicionado portátil consome mais energia, principalmente se a vedação do ambiente não for bem executada. Além disso, vários modelos retêm água, que pode ficar acumulada em seu compartimento. Sendo assim, é necessário esvaziar o seu reservatório com certa regularidade.

Espaçoso

Outra desvantagem importante do portátil é que ele ocupa muito espaço em comparação aos modelos que são instalados na parede. Leve isso em consideração na hora de decidir qual é o melhor investimento: split ou portátil.