blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

13/05/2021

Erros mais comuns na compra e manutenção do ar condicionado de janela

Praticidade é um dos principais pontos fortes do modelo de ar condicionado de janela. Sobretudo, alguns problemas podem transformar a facilidade em dor de cabeça com alguns erros comuns no momento da compra e manutenção dos aparelhos.

Pensando nisso, reunimos aqui os erros mais comuns no ar condicionado de janela. Confira!

Escolha do ar condicionado de janela

Escolher o modelo ideal para cada ambiente é o primeiro passo para garantir o pleno funcionamento do ar e um dos erros mais comuns ao comprar um ar condicionado de janela. Além da marca e tecnologias presentes no aparelho, é sempre fundamental atentar-se à potência para que o seu ar seja capaz de refrigerar o cômodo onde será instalado.

Um ar condicionado que não possui a quantidade ideal de BTUs – unidade de medida que calcula a potência do aparelho – pode acarretar diversos problemas, que vão desde o mau funcionamento do ar condicionado, até o consumo excessivo de energia elétrica. Para facilitar o cálculo, que considera o tamanho do cômodo, a quantidade de janelas, a incidência de sol, entre outros fatores.

Instalação do ar condicionado

A facilidade para a instalação do ar condicionado de janela acaba fazendo com que muitos escolham o modelo para garantir o conforto térmico em casa. Entretanto, apesar de simples, é importante que cuidados sejam tomados ao instalar o aparelho para evitar que problemas apareçam. O primeiro passo é a escolha do local onde o ar será instalado.

Seja realmente em uma janela ou na parede, o ideal é que o ar condicionado seja acomodado entre 1,5 m e 1,8 m do piso e nas laterais. Também é importante garantir um afastamento mínimo de 50 cm em relação a qualquer canto do ambiente.

Após a escolha do lugar ideal, é essencial preparar também uma base de apoio para o produto, com cerca de 20 cm de profundidade.

Uma instalação feita de maneira errada, deixando, por exemplo, o ar condicionado desnivelado, pode fazer com que alguma peça do aparelho saia do lugar e comprometa o seu funcionamento. Um erro ao instalar o ar pode também aumentar o consumo de energia, caso haja algum vazamento do ar ou sobrecarga no aparelho.

Ar condicionado não gela por falta de limpeza ou instalação errada

Se determinado modelo de ar condicionado sempre foi capaz de refrigerar o ambiente onde está instalado e parou de gelar o suficiente, alguns motivos podem ter sido a causa.

O mais comum deles é a obstrução das saídas do ar, causada por algum objeto ou pela sujeira acumulada ao longo do tempo pela falta da higienização correta do aparelho. Agora, se o ar condicionado for novo, o problema pode ter sido gerado pela potência incorreta para as características do cômodo onde foi colocado ou por algum problema na instalação.

Excesso de barulho por peça fora do lugar

Naturalmente, a maior parte dos modelos de ar condicionado de janela apresenta um ruído mais acentuado quando comparado, por exemplo, com o Split. No entanto, quando o ar passa a fazer mais barulho do que o habitual pode ser sinal de um problema no aparelho.

De acordo com especialistas, geralmente o barulho é causado por alguma peça do ar condicionado que está fora do lugar – provocado por uma instalação feita de maneira equivocada ou pelo uso.

Limpeza e manutenção do ar condicionado

Após entender melhor sobre os problemas mais comuns com o ar condicionado de janela, você deve ter percebido que vários deles são provocados ou potencializados pela falta de limpeza e manutenção do aparelho.

Seguir o protocolo de higienização e serviço de manutenção preventiva, indicados pelo fabricante do modelo do ar faz a diferença para garantir uma vida útil longa do aparelho. No manual de uso do ar condicionado essas informações podem ser consultadas.

Além dos serviços realizados por técnicos especializados, no caso do modelo de ar de janela, o indicado é também realizar a limpeza do aparelho de forma frequente, em casa, uma vez por mês, para evitar os problemas comuns em ar condicionado de janela.

Como fazer a limpeza do ar condicionado janela:

- Ainda com o aparelho fora da tomada, retire o painel frontal;

- Limpe a parte interna do painel;

- Retire o filtro;

- Leve o filtro a um tanque, e deixe cair água corrente no sentido contrário à entrada do ar. Você pode, ainda, aplicar levemente um tecido com detergente neutro;

- Enxágue bem;

- Deixe o filtro secar na sombra;

- Encaixe o filtro e o painel frontal.

Importante sempre lembrar que, para qualquer serviço de limpeza e manutenção nos aparelhos, é fundamental contar com uma equipe técnica especializada em ar condicionado para que sejam seguidas todas as boas práticas indicadas pelos fabricantes.