blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

11/05/2021

Ar-condicionado com purificador: o que é e vantagens

Ar-condicionado com purificador é ideal para garantir a qualidade do ar. Neste artigo, abordamos as vantagens dos filtros purificadores em ar-condicionado e como eles funcionam. Confira!

Ar-condicionado com purificador: características

A qualidade do ar é um aspecto muito importante e que contribui para o bem-estar, principalmente no caso de pessoas alérgicas.

O ar-condicionado é um sistema que faz o ar circular, e caso exista poeira e ácaros no ambiente, eles também circularão.

Por isso, a importância dos filtros purificadores do ar-condicionado.

Como funciona

O funcionamento do filtro purificador é semelhante ao de aparelhos como filtros de água: seu principal objetivo é eliminar agentes contaminadores.

No caso do ar-condicionado, a remoção de agentes (poeira e ácaros) é realizada por meio de ventiladores internos, responsáveis por “sugar” o ar antes de filtrá-lo.

Após esse processo, uma corrente elétrica cumpre a função de “desativar” a poeira, o pólen e demais partículas presentes no ambiente.

Como já ressaltado aqui, o purificador é um elemento muito importante para alérgicos ou pessoas que moram em ambientes com grande circulação de carros.

Confira abaixo as principais vantagens do ar-condicionado com purificador:

Ambiente limpo

Sabe aquela poeira que aparece todos os dias em cima dos móveis? Com o ar-condicionado com purificador esse problema será evitado, já que ele absorverá a poeira, ácaros e outras partículas do ambiente.

Qualidade do ar

Os purificadores são responsáveis por absorver agentes causadores de alergias, resfriados e outras doenças. Sendo assim, ele diminuirá as chances de contaminação entre os moradores da mesma residência.

Sem mofo

Ao absorver as esporas do mofo, o ar-condicionado com purificador reduzirá e, até mesmo, contribuirá para a eliminação de mofo no ambiente.

Casa cheirosa

Outro benefício dos filtros purificadores é a redução de cheiros desagradáveis, já que o acúmulo de sujeira no aparelho pode ocasionar o surgimento de mau cheiro no ambiente.

Por que é importante limpar o filtro do ar-condicionado?

Para desfrutar de todos os benefícios listados acima, é imprescindível realizar a limpeza do filtro.

Filtros limpos contribuem para a eficiência energética do aparelho, proteção dos componentes internos, conforto térmico e aumento da vida útil do ar-condicionado.

Caso a limpeza seja deixada de lado, a sujeira presente no ar impedirá o fluxo de ar limpo. Além disso, os sistemas de aquecimento e resfriamento serão aquecidos e desligados de maneira automática.

Outro problema relacionado à presença de sujeira nos filtros é o aumento do consumo de energia. Como assim? Explicamos:

O excesso de sujeira fará com que o seu ar-condicionado necessite de muito mais energia para empurrar o ar. Desse modo, o aparelho ficará sobrecarregado e, certamente, as suas contas de energia também.

Além disso, filtros sujos podem comprometer o funcionamento da evaporadora e o seu sistema de climatização será impactado.

Quais cuidados devo ter com o filtro do ar-condicionado?

Para usufruir de todos os benefícios do filtro purificador e não comprometer o conforto térmico do ambiente, realize a limpeza e a manutenção dos filtros.

Se você já entrou no carro e assim que ligou o ar-condicionado sentiu um cheiro desagradável, isso deve ter ocorrido pela falta de limpeza dos filtros.

No caso do ar-condicionado, o mesmo se aplica: o purificador exige manutenção para que maus cheiros e diversos outros problemas não ocorram.

Mas, é importante ressaltar que, a limpeza do filtro deve ser realizada por um profissional capacitado.

A limpeza um pouco mais aprofundada e que se encaixa nos serviços presentes na manutenção preventiva também deve ser realizada por uma empresa especializada.

Neste tipo de serviço, o profissional também realiza a limpeza interna do aparelho com o objetivo de garantir a qualidade do ar.

Ou seja, para prolongar a vida útil do seu aparelho siga as recomendações acima listadas.