blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

04/05/2021

Dreno de ar-condicionado: o que é e como funciona

Dreno de ar-condicionado é uma peça muito importante. Ele é responsável por eliminar a água formada durante o processo de condensação. Porém, você sabia que para garantir o seu bom funcionamento é imprescindível realizar a instalação corretamente?

Neste artigo, esclarecemos o que é o dreno de ar-condicionado, sua função e os cuidados necessários com a peça. Confira!

Dreno de ar-condicionado: o que é

Antes de mais nada, é importante entender o funcionamento do ar-condicionado. De maneira geral, para resfriar o ambiente, o aparelho retira a umidade do ar. Neste processo, ocorre a condensação da água, passando do estado gasoso para o líquido.

E é justamente aí que o sistema de drenagem entra. O dreno, localizado na parte inferior do aparelho, é responsável por retirar a água do ambiente interno para a área externa.

Apesar de relativamente simples, caso a instalação do dreno não seja realizada da maneira correta, podem surgir problemas como:

- Aumento do consumo de energia elétrica;

- Vazamento de água pela unidade interna;

- Problemas elétricos;

- Perda de eficiência do aparelho.

Drenos em tipos diferentes de ar-condicionado

Split hi-wall e piso teto

Estes dois modelos de ar-condicionado possuem uma característica em comum: a instalação do dreno ocorre por meio de dutos.

Para garantir que não ocorra vazamento de água no ambiente interno, a saída do dreno não pode estar obstruída, assim como também, é necessário prestar atenção em sua inclinação. O dreno deve ser instalado com uma leve inclinação, para facilitar a saída da água condensada.

Modelo janela

No modelo de ar-condicionado janela, a retirada da água ocorre por bandejas ou canos, responsáveis por direcionar o líquido para o ambiente externo.

Existe também a opção de dreno seco.  O maior benefício do dreno seco é o fato de que ele não causa gotejamento, a eliminação da água é feita em uma bandeja localizada no interior do aparelho.

Como garantir o bom funcionamento do dreno

Como já ressaltado aqui, caso a instalação do dreno de ar-condicionado não seja realizada da maneira correta, podem surgir problemas no aparelho. Para que imprevistos não ocorram e a vida útil do seu aparelho seja prolongada, siga as dicas a seguir:

- Contrate uma empresa especializada em instalação de ar-condicionado;

- Siga sempre as recomendações das fabricantes;

- Não realize a higienização do aparelho sem auxílio de um profissional capacitado;

- Faça um contrato de manutenção que contemple o serviço de reparo de dreno;

- Não direcione o duto do dreno para saídas de esgoto;

- E não posicione o sifão na saída do duto.