blog
Categoria
Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica
Dicas
08/04/2021
Quando trocar o filtro do ar-condicionado? Confira nossas dicas

Com as temperaturas ficando mais altas, muitas vezes achamos que o ar condicionado não está sendo suficiente para aliviar o calor. Alguns fatores podem ser responsáveis pela falta de eficiência que o aparelho tem em refrigerar o espaço. Portanto, fique atento! A falta de potência pode significar a necessidade de troca do filtro do ar.
Tem dúvidas sobre quando trocar o filtro o filtro do ar condicionado? Reunimos aqui tudo o que você saber. Confira!
Por que trocar o filtro do ar?
Parece um detalhe, mas, assim como todas as partes do ar-condicionado, o filtro do ar merece atenção e manutenção periódica. Além do perfeito funcionamento do ar condicionado, manter o filtro de ar limpo e com a troca em dia é extremamente importante para garantir a qualidade do ar a medida em que o equipamento serve exatamente para não permitir que as impurezas circulem pelo ambiente.
Quando a troca não é feita seguindo as recomendações, a função do filtro fica prejudicada. Para quem já possui ou tem tendência à problemas respiratórios, a situação se torna ainda pior à medida em que a poeira, ácaros, vírus e bactérias do ar podem gerar crises alérgicas, por exemplo.
Quando o filtro não é limpo com regularidade, ele acaba acumulando muita sujeira, proporcionando um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
Quando a manutenção do filtro não é feita também é muito provável que a necessidade de troca seja sentida no bolso, com o aumento no valor da conta de energia. O filtro gasto, fora do seu funcionamento ideal, faz com que o ar condicionado não seja tão eficiente como o aparelho é feito para ser, apresentando queda no desempenho do ar e gastando mais energia.
Manter o filtro limpo e com a troca em dia, portanto, é a melhor forma de aproveitar o máximo do rendimento do aparelho e evitar a proliferação de doenças, mau cheiro, etc.
Quando trocar o filtro do ar-condicionado?
Quando se trata de manutenção do ar-condicionado, a primeira coisa a ter em mente é que é sempre importante consultar o manual de fabricação da máquina, para conferir as recomendações específicas do modelo a respeito da manutenção e limpeza, isso pois podem haver necessidades específicas para cada aparelho.
De toda forma, existem algumas orientações de boas práticas a serem seguidas em relação à troca do filtro do ar-condicionado. Confira!
- Especialistas indicam que os filtros de carvão nunca devem ser lavados e que precisam sempre ser trocados quando estiverem sujos, considerando um ano, em média, como a vida útil do filtro do ar condicionado. Já os filtros de nylon e metal devem ser limpos a cada dois meses;
- Em casas e escritórios onde o ar condicionado seja utilizado apenas no verão, é recomendado que a troca do filtro seja feita uma vez por ano;
- Para casas onde vivem duas pessoas ou mais, com uso moderado do ar, pode-se trocar de uma a duas vezes por ano;
- Em locais frequentados por pessoas com tendências à problemas respiratórios, como alergias e bronquites, é recomendado que o filtro do ar condicionado seja trocado a cada quatro meses;
- Em casas onde há animais de estimação, especialistas indicam ainda que deve-se trocar filtro do ar condicionado de seis em seis meses.
- Importante registrar ainda que, além da troca do filtro, é necessário sempre lembrar do protocolo de manutenção e limpeza do ar para garantir seu pleno funcionamento.
Como é feita a limpeza do ar?
Além da troca do filtro de ar, a limpeza do equipamento também é fundamental. No caso da limpeza dos filtros de nylon e metal, o recomendado é limpar uma vez por mês pelos próprios proprietários quando o ar condicionado estiver em uso intenso e, uma vez por ano, que o aparelho passe por um serviço de limpeza profunda, realizado por um profissional especializado.
Durante o procedimento, diversos itens são verificados e passam por limpeza com produtos específicos – próprios para ar condicionado.
Confira todas as etapas da limpeza técnica do ar:
- Limpeza dos filtros e bandeja de drenagem;
- Limpeza do dreno de escoamento do líquido condensado.
- Limpeza e lubrificação dos motores elétricos dos ventiladores da condensadora e da evaporadora.
- Verificação da isolação dos tubos, disjuntores, fusíveis e componentes elétricos.
- Lubrificação dos ventiladores das unidades evaporadora e condensadora.
- Revisão do isolamento acústico da câmara de insuflamento da unidade evaporadora visando eliminar ruídos decorrentes do desprendimento da isolação.
- Reaperto dos cabos de alimentação elétrica.
- Testes nos dispositivos de segurança.