blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

06/04/2021

Multi split – Versatilidade para dois, três, quatro e até cinco ambientes

Quando se pensa em um equipamento capaz de refrigerar dois ou mais lugares, de forma mais simples e unificada, a melhor opção é o ar condicionado Multi Split. Seu grande diferencial é poder refrigerar dois, três, quatro, até oito lugares, com apenas uma condensadora. Esse fator economiza espaço, traz muito menos trabalho para instalação e/ou manutenção e ainda deixa a parte externa do imóvel muito mais harmoniosa. 

É muito importante considerar que este tipo de aparelho pode ser a única solução para refrigerar vários ambientes em alguns tipos de imóveis, que possuem exigências sobre o limite de condensadoras permitido na parte externa da construção. Isso acontece para prevenção de acidentes, ou até mesmo, em alguns casos, apenas para preservar o visual externo da edificação. Além dos benefícios em espaço e economia, adquirir um modelo de ar condicionado Multi Split tem uma série de outras vantagens. Para facilitar a decisão de compra, separamos algumas dicas valiosas sobre a categoria, confira a seguir.

Do que é composto o ar condicionado Multi Split?

Muitas são as dúvidas dos consumidores quanto a capacidade de fornecimento desse aparelho. O Multi Split é um tipo de ar condicionado composto por uma condensadora e duas (bi-split), três (tri-split), quatro (quadri-split), cinco (penta-split) ou até mais evaporadoras, podendo chegar até a 8 unidades internas. 

Como funciona o ar condicionado Multi Split?

Durante seu funcionamento, o aparelho de ar condicionado Multi Split permite que todos os cômodos que contenham evaporadoras sejam refrigerados, tanto ao mesmo tempo como isoladamente também.

Cada evaporadora pode ser ligada em uma temperatura, de acordo com a necessidade do consumidor. Em outras palavras, a condensadora fornece ar refrigerado para todas as evaporadoras, que podem ser ligadas independentemente ou não, além disso, cada uma com a temperatura que o consumidor desejar. Via de regra, a única condição não suportada por equipamentos Multi Split é a de funcionamento em diferentes ciclos simultaneamente (exemplo: uma evaporadora ajustada para aquecimento a 30ºC e outra ajustada para resfriamento a 22ºC)

O ar condicionado Multi Split é econômico?

A economia oferecida pelo ar condicionado Multi Split está ligada ao modo de operação da condensadora. Seu funcionamento é baseado na eficiência em refrigeração de cada um dos ambientes que, de forma automática, tem a distribuição de ar nivelados pela unidade externa da máquina. 

Por exemplo, se o ar condicionado Multi Split for um modelo para 3 ambientes, com capacidade de 9000 BTU/h para cada evaporadora, imagine que ao ligar uma das unidades internas a refrigeração seria mais rápida do que se fossem ligadas as três ao mesmo tempo. E, portanto, após refrigerar o ambiente, a condensadora iria trabalhar apenas para manter a refrigeração deste(s) ambiente(s).

Importante destacar que a capacidade da condensadora não é necessariamente a soma das capacidades de refrigeração das unidades evaporadoras que compõem um sistema. Cada fabricante possui uma regra de combinação própria, mas que em todos os casos é considerado o fator de simultaneidade, que envolve um cálculo complexo. Isso significa dizer que a carga térmica é direcionada a aquelas unidades evaporadoras que terão maior demanda a cada instante, resultando num sistema muito mais econômico se comparado a vários conjuntos de Split individuais. Além da questão energética, há também de se considerar a economia de espaço, pois teremos apenas uma unidade condensadora ao invés de várias individuais.

Dica importante para técnicos:

Como citado acima, cada fabricante define a combinação de evaporadoras e condensadoras para um determinado sistema. Da mesma forma, as características das tubulações (distâncias, desníveis e diâmetros) também são específicas a cada fabricante, ainda que na sua maioria sejam bastante similares. Sendo assim, é fundamental observar estas informações para a correta definição das tubulações, evitando retrabalhos ou até mesmo adaptações nas tubulações – algo abominável, e que compromete o correto funcionamento do equipamento.

Outro aspecto importante, é que instalações com Multi Split geralmente tem mais tubulação que os Split unitários (custo de infra é maior), porém temos uma série de vantagens: 

- Manutenção centralizada;

- Rede elétrica mais simplificada;

- Área técnica requerida menor (uma condensadora apenas), e que somados ao preço dos equipamentos deste sistema ficam mais competitivos do que unidades isoladas, que necessitarão de várias instalações individuais. 

Por fim, diversos conjuntos de Multi Split oferecem evaporadoras não disponíveis para condicionadores Split unitários, como por exemplo, cassete de uma ou duas vias de baixa capacidade, e evaporadoras dutadas. Isso permite que tenhamos instalações mais personalizadas de acordo com a necessidade do cliente.

Portanto, ao oferecer equipamentos condicionadores de ar a seus clientes, verifique sempre se há a possibilidade de oferecer equipamentos Multi Split, e realize o orçamento com atenção.

De modo geral, os principais benefícios do ar condicionado Multi Split são:

- Sistema de refrigeração compacto;

- Tecnologia Inverter;

- Usabilidade comercial e residencial;

- Flexibilidade na instalação;

- Opções variáveis de unidades internas;

- Faixa de capacidade ampliável;

- Baixo nível de ruído;

- Comprimentos e alturas maiores.