blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

18/03/2021

Benefícios do ar condicionado para um sono perfeito

Usar o ar condicionado para dormir, em um país tão tradicionalmente quente quanto o Brasil, é quase uma necessidade. E quem adquire esse tipo de aparelho logo idealiza boas noites de sono com a temperatura agradável, certo?

Mas é possível tornar essa relação ainda melhor, conhecendo a temperatura ideal do ar condicionado para dormir ou mesmo os recursos que podem garantir um conforto maior aos seus sonhos.

Então, confira conosco como usufruir ao máximo dos benefícios do ar condicionado para um sono melhor!

Dormir com o ar condicionado ligado faz mal?

Atualmente, o problema não está em dormir com o ar condicionado — especificamente. Mas a questão envolve mais na atenção em usar o aparelho corretamente.

Por exemplo: se o ar condicionado vai regular a temperatura para melhorar o conforto térmico, não há motivos para deixar o fluxo de ar direcionado para o seu corpo ou para a cama. Isso, sim, pode fazer mal, e não necessariamente a climatização para que tenhamos boas noites de sono.

Outros pontos a se atentar: o primeiro deles diz respeito ao ajuste eficiente da temperatura. Não há porque baixar a níveis mínimos de configuração para transformar o quarto em um simulador de inverno. Especialistas do setor alertam para ao ajuste médio para a temperatura ambiente, por exemplo, de maneira que as pessoas cubram-se com um lençol, apenas, e refresquem-se na mesma medida.

Há um consenso de que a temperatura a 23 °C tende a ser ideal para o conforto térmico.

O segundo ponto tem mais a ver com o cuidado que as pessoas têm com o aparelho. Sem a devida manutenção e limpeza periódica, existe o acúmulo de bactérias, fungos e microrganismos nocivos à saúde.

Portanto, dormir com o ar condicionado ligado só faz mal se não cuidamos bem da nossa saúde e também da integridade do aparelho.

Quais são os benefícios em dormir com o ar condicionado ligado?

Pois se os riscos não são tão associados à presença em si do aparelho, vamos ver quais são os benefícios que, direta e indiretamente, contribuem para a melhora da sua noite de sono?

Abaixo, vamos destacar alguns dos principais, como:

- melhora na qualidade do sono em si, sem passar muito calor ou frio;

- aprimoramento da qualidade do ar, uma vez que muitos modelos de ar condicionado possuem filtros que eliminam até 99% dos microrganismos que costumeiramente fazem mal à nossa saúde;

- garante mais conforto às pessoas alérgicas, também, uma vez que esses mesmos filtros contribuem com a troca de ar sem a presença de impurezas vindas do lado externo;

- economia na conta de luz. E, aqui, estamos falando do ajuste correto da temperatura, evitando que o aparelho trabalhe além do necessário — assim, ele funciona estrategicamente, e não com mais esforço;

- climatização com sustentabilidade. Especialmente, os aparelhos modernos e equipados com o gás R-410A, que não é inflamável e nem tóxico quando despejado para a atmosfera.

Viu como não faltam motivos para investir no uso planejado do ar condicionado para ter um sono melhor?

Quais dicas usar para um uso mais consciente do ar condicionado?

Para facilitar e promover a relação do ar condicionado com noites de sono melhor, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar ainda mais a melhor sua saúde e qualidade de vida! São elas:

- invista em uma climatização adequada. Para isso, ajuste a temperatura para que o ambiente não resfrie e tampouco esquente exageradamente — isso só vai fazer você acordar mais vezes durante a noite;

- identifique as funções que podem ajudar com uma boa noite de sono e em segurança — o modo Sleep e Timer, por exemplo, permitem que o aparelho ligue e desligue automaticamente, conforme suas necessidades, ou que modifique a temperatura ao longo da noite, consumindo menos energia elétrica;

- entenda qual modelo pode agregar mais à sua rotina. O Split, por exemplo, alcança a temperatura desejada com mais rapidez e costuma ter recursos que valorizam a economia no consumo de energia.