blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

11/03/2021

Entenda porque o clima afeta o nosso humor

Já teve a sensação de ter mais disposição em um dia ensolarado e da preguiça tomar conta durante o inverno? Não é apenas uma percepção ou mito. Alguns fatores fazem com que o clima influencie o nosso humor no dia a dia, com efeitos diretos no nosso corpo e na nossa saúde.

Quer saber mais a respeito? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a relação entre o clima e o humor. Siga nossas dicas para garantir o bom humor mesmo nos dias de altas e baixas temperaturas. Confira!

Porque o clima afeta o nosso humor?

O principal motivo para a temperatura ambiente afetar o humor é científico: a sensação de frio e calor traz reações no nosso corpo que acarretam a mudança do humor. Em períodos mais frios, por exemplo, a produção dos hormônios da serotonina, dopamina e endorfina fica mais baixa – causando a falta de ânimo e sentimento de tristeza.

Além disso, se a baixa temperatura também vier acompanhada de longos períodos de chuva e dias nublados, a falta da luz do sol pode também afetar hormônios e neurotransmissores que controlam o sono, o apetite, a temperatura e o humor.

Em países mais frios e com grande incidência de chuva, a falta da luz pode acarretar problemas extremos como o  transtorno afetivo sazonal, um problema de saúde mental ligado à depressão que ocorre com maior frequência durante o inverno.

Já quando o problema é o calor excessivo, o nosso corpo pode reagir dilatando os vasos do corpo com o objetivo de controlar a temperatura corporal. Com os vasos sanguíneos mais dilatados, nosso corpo começa a eliminar água pela pele através do suor, também para equilibrar a temperatura – o que, em situações extremas, pode ocasionar a desidratação.

Nesses casos, o primeiro sintoma a aparecer é a dor de cabeça, como um alerta para a falta de água no organismo.

Para deixar o calor para os momentos de praia e o frio para quando estiver debaixo das cobertas, um ar-condicionado pode ser a solução para manter a temperatura ideal para o nosso corpo e para o bom humor, seja em casa ou no trabalho.

Quem mora em locais com estações do ano bem definidas e temperaturas bem distintas ao longo dos meses, uma ótima opção é a compra do modelo Split Quente/Frio. O aparelho é capaz de garantir a temperatura ideal ao ambiente, não importando se do lado de fora está 10 ou 30 graus célsius.

Através do ciclo reverso disponível nos modelos, o equipamento tem a capacidade de reverter a função de resfriamento, agindo, portanto, como um aquecedor.

Outras dicas para manter o bom humor em temperaturas extremas:

Aposte em atividades físicas em locais internos, de preferência climatizados;

Garanta um bom aparelho de ar-condicionado, que irá manter a temperatura agradável para o pleno funcionamento do corpo. Para quem mora em regiões de grandes mudanças de clima, o ideal é contar com um aparelho Quente/Frio, que é capaz de funcionar como ar-condicionado, durante o verão, e como aquecedor no inverno;

Desumidificadores de ar são recomendados, principalmente no verão quando a umidade está alta. O indicado que é a umidade fique entre 40 e 70%;

Mantenha sempre uma alimentação balanceada, que irá garantir uma boa imunidade.

Mudanças no clima afetam a saúde

Agora que já sabemos como o clima influencia no humor por si só, também é importante entender que as mudanças bruscas de temperatura podem trazer problemas para nossa saúde.

Especialistas indicam que, quem mora em regiões com grandes oscilações no clima, por exemplo, pode sofrer com imunidade baixa quando a temperatura do local muda drasticamente.

Uma imunidade baixa faz com que aumente o risco de doenças, principalmente no caso de crianças e idosos.

Para aqueles que já possuem problemas respiratórios, pesquisas realizadas no Brasil confirmam que quem sofre de rinite alérgica tem mais chance de desenvolver os sintomas respiratórios quando há alterações repentinas de temperatura. Os dois fatos evidenciam a importância de estar com a saúde em dia, com acompanhamento médico e exames de rotina para passar por esses momentos de oscilações de clima sem nenhum prejuízo à saúde ou ao humor.

Os efeitos no corpo não se restringem apenas à nossa vida pessoal. Também já foi possível confirmar a partir de estudos realizados que temperaturas mais altas ou mais baixas podem afetar a capacidade de tomar decisões complexas – fato extremamente relevante para potencializar a produtividade em ambientes corporativos com a climatização no ambiente de trabalho.

O indicado por especialistas é manter a temperatura em 23º para garantir o perfeito funcionamento do nosso corpo e o bom humor, seja em ambientes corporativos como residenciais.