blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

16/02/2021

Conheça o passo a passo essencial de como desinstalar o ar-condicionado

A instalação correta do ar-condicionado é fundamental para a eficiência da operação do equipamento. Mas e quando você precisa retirá-lo? Cumprir bem essa etapa é muito importante para não estragar o aparelho, cuidando da vida útil dele.

Portanto, saber como desinstalar ar-condicionado representa uma excelente habilidade. No artigo a seguir, veja os cuidados para concluir o processo, conferindo o passo a passo para remover o seu aparelho, seja ele modelo janela ou split. Boa leitura! 

Cuidados necessários ao desinstalar ar-condicionado 

Entender como desinstalar ar-condicionado pode ter um impacto bem positivo no futuro. Afinal de contas, se algum dia você quiser mudá-lo de lugar ou trocar o equipamento, essa técnica será mais do que necessária.

O passo a passo traz dicas relevantes. Confira e pratique:

- conte com ajuda profissional, especialmente se for um aparelho split — esse fator é importante para que cada peça seja retirada corretamente, sem riscos ao aparelho; 

- nunca retire o aparelho com a energia ligada — segurança em primeiro lugar, por isso tenha cuidado e mexa somente após desligar a energia; 

- siga normas de proteção ao usar escadas e equipamentos ou segurar as peças do ar-condicionado;

- pratique as dicas de um passo a passo, assim você não se esquece de nada e faz cada etapa com toda a calma.

Passo a passo: como desinstalar ar-condicionado 

Agora que já conhece os principais cuidados para finalizar o processo de desinstalação do ar-condicionado, veja as distinções entre os modelos.

Split 

1º passo – Recolher o gás 

Para recolher o gás, você precisa destampar as válvulas do aparelho. Em seguida, ligue-o e feche a válvula de alta pressão.

Assim, o gás para de ir para a evaporadora e é totalmente recolhido pela válvula de baixa pressão, mantendo o fluído refrigerante na condensadora. Depois, feche a válvula e desligue o equipamento. 

2º passo – Remover as conexões 

No split, a evaporadora, que fica do lado de dentro, se conecta à condensadora, localizada na parte externa, por tubos.

Nessa fase, é necessário retirar todas as tubulações e conexões com bastante cuidado para não prejudicar nenhuma peça durante a reinstalação. Na sequência, remova também o dreno. 

3º passo – Retirar as unidades 

Em um terceiro passo, retire as unidades das paredes de maneira minuciosa. Aqui é importante manter cada peça embalada corretamente e na posição vertical, para impedir prejuízos.

4º passo – Recolher os suportes 

Por fim, basta recolher os suportes das paredes e tapar os pequenos buracos por onde passavam os tubos. 

Janela 

1º passo – Remover o ar-condicionado 

Como o modelo janela tem a condensadora e a evaporadora em uma única peça, você não precisa se preocupar em retirar o gás para que não vaze.

Com a energia desligada, apenas remova o aparelho com cuidado. Lembre-se de embalá-lo — especialmente se você não for instalar o equipamento em outro lugar imediatamente. 

2º passo – Retirar os suportes 

Dependendo da sustentação do aparelho, remova os suportes depois de soltar o ar-condicionado.

3º passo – Tapar o buraco 

O modelo janela costuma ficar atravessado na parede. Por isso, é preciso fazer uma abertura para colocar a peça. Sendo assim, quando você retira o aparelho, tape essa abertura. 

Higienização 

A higienização consiste em uma etapa necessária tanto para o modelo split quanto para o modelo janela. Aproveite que o ar-condicionado foi retirado e promova uma boa limpeza.

Limpe o filtro e as unidades, eliminando qualquer poeira ou mofo existente. Além disso, troque o filtro, se necessário, antes de reinstalar o equipamento. 

Saber como desinstalar ar-condicionado é muito útil, verdade? No caso dos tipos mais populares, split e janela, vale a pena entender esse processo.

Especialmente com o split, que exige um cuidado maior, é fundamental que a pessoa saiba o que está fazendo. Nesse cenário, procure contar com uma empresa especializada para garantir segurança no que diz respeito ao uso do equipamento em qualquer lugar.