blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

11/02/2021

Entenda a função do óleo do compressor de ar-condicionado

O compressor do ar-condicionado é o componente mais importante do aparelho. Trata-se do item encarregado de proporcionar a circulação do fluido refrigerante para que ele transforme o ar, resultando na refrigeração ou no aquecimento do ambiente; ou seja, sem ele o ar-condicionado perde função. Mas para funcionar direito, você sabia que o compressor precisa de um óleo?

O óleo do compressor de ar-condicionado merece uma atenção especial. Por esse motivo, neste post você encontra informações sobre a função do óleo, quais os tipos e como identificar se há algum problema, como vazamentos. Além disso, abordamos o momento certo para realizar a troca do produto. Continue com a gente!

Qual é a função do óleo do compressor de ar-condicionado?

O óleo tem basicamente a função de lubrificar as partes do compressor, protegendo-as do atrito. Portanto, garante que o trabalho desse componente aconteça de maneira satisfatória, e que as temperaturas almejadas na programação do ar-condicionado sejam atingidas.

Se o aparelho operar de maneira adequada, com a manutenção em dia, o óleo praticamente não sofre deterioração. Mas caso apresente algum problema, é provável que também precise de manutenção.

Quais são os tipos de óleo utilizados?

Você já deve saber que, para o ar-condicionado mudar a temperatura do ambiente, precisa de um gás ou fluido refrigerante. Esse fluido trabalha em conjunto com o óleo do compressor, o que significa que os dois devem ser compatíveis. Os tipos mais utilizados de óleo são:

- mineral;

- alquibenzeno;

- polioléster.

Em aparelhos de uso doméstico ou comercial, o mineral figura em maior quantidade, já que é compatível com o fluido refrigerante R-22. Os outros óleos citados são sintéticos e utilizados em equipamentos de fluido R-410A. Este último não contém cloro (CFC), sendo menos nocivo para a camada de ozônio, motivo que o leva a se chamar gás ecológico.

Vale ressaltar que é o fabricante do compressor que estipula o óleo utilizado. Ao tomar conhecimento desse produto, consequentemente você identifica quais podem ser os fluidos refrigerantes do seu ar-condicionado.

Como identificar o vazamento do óleo?

O principal indicador é a mudança na eficiência do aparelho: se ele começar a falhar na refrigeração, existe algo errado, e pode haver relação com o óleo do compressor.

Para avaliar se o óleo está mesmo vazando ou se não aparece na quantidade ideal, a melhor opção é contratar um profissional. Ele verifica o nível de umidade do interior do compressor e a possível presença de óleo em alguma conexão.

Lembre-se de que o óleo e o fluido refrigerante trabalham juntos: se o óleo estiver vazando, é muito provável que o fluído também esteja. Daí a importância da manutenção periódica.

Quando realizar a troca do óleo?

Uma questão importante é que, para saber quando trocar o óleo do compressor, deve-se primeiro realizar a manutenção. O técnico observa as condições do componente e verifica se o óleo está escuro e sujo.

Caso seja o caso, o método consiste em retirar todo o resíduo do componente e promover a troca total, substituindo por um produto novo.

O óleo do compressor de ar-condicionado garante o bom funcionamento desse componente tão essencial, e precisa estar em perfeitas condições para possibilitar o máximo conforto. Portanto, não se esqueça de preservar o seu aparelho: só essa prática será capaz de assegurar que ele cumpra a função desejada de forma plena.