blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Instalação

04/02/2021

Fatores importantes na hora da instalação do Ar-condicionado Split

Aparelhos de ar condicionado splits, por sua eficiência em economia de energia, vem sendo cada vez mais escolhidos pelos usuários. A instalação desses modelos só deve ser feita por um técnico especializado, para evitar danos e até acidentes. E, é por isso que, ao adquirir um aparelho, muitos fatores devem ser considerados. Separamos algumas dicas técnicas sobre a instalação de modelos split, confira:

Infraestrutura

Verifique se a casa/apartamento tem infraestrutura para a instalação de um ar condicionado split. Está se tornando cada vez mais comum incluir dentro do plano de construção essas tubulações. Isso vem sendo feito para que, se o consumidor adquirir um ar, não tenha que se preocupar em quebrar parede, reformar e ter toda essa dor de cabeça para o técnico fazer a instalação. Caso não saiba essas informações, agende a visita de um técnico que vai avaliar e te orientar sobre todos os ajustes necessários para a instalação do aparelho.

Unidade externa

Na hora da instalação, a unidade externa não deve ser um problema para os consumidores. Por isso, se deve verificar com antecedência todas as possibilidades, como por exemplo, se é permitido instalar a unidade externa na varanda ou parede. Hoje em dia, muitos prédios não permitem mais de uma condensadora na parte externa, inclusive isso leva muitos clientes a adquirirem multi split como solução. Antes de comprar o aparelho, o usuário deve se atentar sobre essas permissões. 

Rede elétrica

Outro cuidado muito importante é se informar sobre a rede elétrica da residência. Isso garantirá não só o bom funcionamento do aparelho, mas a segurança dos moradores também. A tensão do local e a do aparelho precisam ser compatíveis. Em condomínios, consultar o síndico/zelador é primordial. 

Embora grande parte das residências por padrão seja 110V, é bom ter uma alimentação elétrica exclusiva para o ar condicionado em 220V, pois a grande maioria dos aparelhos atualmente são baseados nessa voltagem, com o intuito de ter um menor gasto energético. Por exemplo, não existem multi-splits em 110V. 

Instale no local correto

Na hora da instalação, é muito importante respeitar a distância entre as unidades interna e externa, recomenda-se no mínimo 1, e no máximo 15 metros de tubulação – variando de fabricante para fabricante, além de 5 metros de desnível. Atentar-se aos limites dessa distância, fará com que o ar refrigerante circule de forma eficiente e entregue um resultado muito melhor na climatização do ambiente.

Drenagem

Importante lembrar que toda unidade interna (unidade evaporadora) necessariamente precisa ser conectada a um ponto de dreno. Afinal, a operação normal do equipamento gera água de condensação. Caso o conjunto seja do tipo quente-frio, além da unidade interna, a unidade externa também precisa ser conectada a um ponto de dreno, pois haverá geração de água de condensação quando operada no modo aquecimento.