blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

02/02/2021

Ar-condicionado split ou janela: qual aparelho escolher?

Se você está procurando um ar-condicionado para comprar, com certeza deve ter ficado em dúvida. Afinal, existem tantos modelos ótimos com características diferentes que é difícil escolher ao certo. Dentre eles, dois bastante populares são o ar-condicionado split ou janela.  

Cada um apresenta suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante entender bem os modelos para selecionar o que mais vale a pena. No post a seguir, confira detalhes sobre ambos os tipos de aparelho e descubra qual é o ideal para você. Boa leitura! 

Como escolher um ar-condicionado ideal? 

Escolher um ar-condicionado não é tarefa fácil. O primeiro passo consiste em pensar no modelo que atende a sua casa, além da potência ideal. Depois, você precisa investigar as características de cada tipo e claro, optar por um que caiba em seu orçamento. 

Aliás, pode até ser tentador aproveitar uma promoção, mas o barato às vezes sai caro quando a peça não atende às suas necessidades. Vale a pena, então, investir na pesquisa do seu novo ar-condicionado. Veja a seguir as diferenças entre ar-condicionado split ou janela e saiba qual é o melhor para você. 

Ar-condicionado split ou janela: qual é melhor? 

Entre os modelos de ar-condicionado, o split e o janela representam os mais populares. Conheça melhor os dois a seguir.

Modelo Split 

O split é um aparelho de maior modernidade. Mais compacto e com um design bem atraente, ele também entrega bastante tecnologia.

O modelo é composto por duas peças: na parte interna da sua casa, fica a evaporadora, enquanto do lado de fora trabalha a condensadora. 

Capacidade de refrigeração 

Um dos melhores atrativos do split é a alta capacidade de refrigeração. Você pode escolher um modelo com baixa potência — por exemplo, 9.000 BTUs — ou de maior capacidade, como as opções superiores a 30.000 BTUs. 

Ruído 

Como benefício, o split usa tecnologia para gerar baixo ruído. Aliás, como a condensadora fica num ambiente externo e é ela quem produz mais barulho, esse tipo torna o local bastante confortável.

Alguns modelos chegam a produzir ruídos de apenas 19 dB, sons extremamente baixos para nosso ouvido. 

Instalação 

A instalação de um ar-condicionado split pode ser bem mais cara que a do modelo janela. Por ser mais delicado, é necessária a presença de um especialista.

Nesse ponto, também vale destacar que é preciso fazer apenas pequenos buracos na parede para colocar o aparelho. 

Modelo Janela 

O tipo janela é aquele ar-condicionado tradicional. Conhecido pelas grades frontais, ele conta com condensadora e evaporadora integradas em uma única peça. Apesar de entrar em desuso, esse modelo ainda traz alguns destaques. 

Capacidade de refrigeração 

Em relação à capacidade de refrigeração, o tipo janela suporta apenas baixas potências. Por isso, os modelos podem ter cerca de 30.000 BTUs de capacidade máxima. 

Ruído 

No quesito ruído, o janela perde para o split. Além do barulho mais alto, ele também pode ficar pingando do lado de fora. 

Instalação 

Outro destaque do modelo janela: o valor reduzido da instalação. Por se tratar de uma peça única, o processo de colocação é bem mais simples.

Nesse caso, você deve fazer uma abertura na parede, já que ele fica entre o lado de dentro e o de fora.