blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

26/01/2021

5 dicas para esconder tubulação de ar-condicionado

Todo mundo adora aproveitar os benefícios do ar-condicionado. Por outro lado, é difícil encontrar quem goste das tubulações do aparelho à mostra. Sob o ponto de vista estético, na verdade elas não são lá muito atraentes, verdade?

Portanto, se você tem um projeto de arquitetura, precisa encontrar uma solução para esconder tubulação de ar-condicionado. Confira no post como é importante não se esquecer desse ponto, e ainda veja 5 dicas para disfarçar o conjunto de fios. Boa leitura! 

Por que se preocupar com a tubulação do ar-condicionado?

O ar-condicionado é um dos melhores equipamentos para usar em um projeto. Além de acrescentar conforto, ele também valoriza o imóvel. Entretanto, mesmo em uma decoração moderna, dificilmente alguém quer as tubulações expostas.

Sendo assim, o ato de cobri-las representa uma maneira de deixar o cômodo reluzindo uma beleza muito maior. De quebra, é possível utilizar diversas soluções para tornar o espaço mais interessante.

Quais as 5 melhores dicas para esconder tubulação de ar-condicionado?

As tubulações do ar-condicionado são fundamentais para seu funcionamento, mas não precisam ficar à mostra. Veja 5 dicas para cobri-las e qualificar a estética do local.

1. Use gesso

No caso de tubulações escondidas na parede, uma alternativa é criar uma parede de gesso que as esconda. Se a situação envolver tubulações passando perto do teto, você pode optar por uma sanca, que também deixa o cômodo mais bonito.

2. Coloque uma viga falsa  

Uma viga falsa consiste em outra opção para esconder tubulação de ar-condicionado. Para usá-la, a estrutura do cômodo deve permitir as modificações. Se possível, essa é uma forma de também alterar a configuração do ambiente, acrescentando aconchego a ele.

3. Aposte em canaletas 

Canaletas são estruturas capazes de dar um disfarce melhor às tubulações e canos do ar-condicionado. Acessíveis, dependendo da decoração e da cor das paredes, elas podem até passar despercebidas.

4. Escolha móveis personalizados 

Alternativa mais caras, mas que podem inclusive atender a mobília do imóvel, são os móveis personalizados. Com eles dá para utilizar estantes, painéis, nichos e armários sob medida, visando esconder as tubulações do ar-condicionado exatamente onde se faz necessário.

5. Utilize pintura ou design industrial 

Se o seu cliente gosta de um toque moderno e quer apenas disfarçar os tubos do ar-condicionado, existem inúmeras oportunidades. A primeira é usar a pintura na parede, ocultando as tubulações. Vale pintar materiais, como as canaletas, e integrá-las em uma parede com cores fortes, ou aplicar um papel de parede.

Já se o estilo do imóvel segue um design industrial, as tubulações podem até integrar uma parede decorada com canos, além de outras peças que remetam à temática urbana e moderna, com um visual mais “cru”. 

Vários projetos arquitetônicos precisam adequar diferentes aparelhos elétricos. Na maioria deles, você provavelmente terá de esconder tubulação de ar-condicionado e canos, elementos capazes de comprometer o visual, apesar do conforto térmico que garantem.

Por isso, pensar em soluções que escondam ou disfarcem a aparência dos tubos não só é importante para a satisfação do cliente, mas também em busca de trazer um novo visual ao cômodo.