blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

12/01/2021

Mau cheiro no ar condicionado? Trouxemos algumas dicas para te ajudar a resolver esse problema

Mau cheiro no ar condicionado? Muitas vezes o motivo é algo muito simples, que pode ser resolvido com a limpeza correta do aparelho. Encontrar a origem do problema é o primeiro passo para resolver.

Mesmo que a instalação seja feita corretamente e que a manutenção esteja em dia, alguns aparelhos de ar condicionado podem apresentar problemas durante sua vida útil. Por isso, entender cada um deles pode ser essencial para uma melhor experiência de consumo. Alguns desses problemas podem ser resolvidos pelo próprio consumidor, o mau cheiro é um deles.

Pensando nisso separamos algumas dicas de como identificar e até resolver o problema, confira a seguir.

Faça uma análise manual do equipamento

Alguns cuidados podem ser tomados pelo próprio consumidor para tentar encontrar a origem do mau cheiro no ar condicionado. Geralmente esses problemas são causados por microrganismos que se multiplicam e causam o odor. Esses elementos são provenientes da falta de limpeza e má higienização do ar condicionado.

Portanto, analise seu aparelho de acordo com as possibilidades, abra tampas, como se fosse limpá-lo, olhe os filtros de ar, retire e limpe-os se necessário. Observe também o interior da unidade para ver se o problema está lá, tente fazer isso com o auxílio de uma lanterna. Procure encontrar vestígios de mofo, bolor, e até animais mortos, se for o caso (baratas, ratos, morcegos e cobras são os mais comuns).

Mangueira de drenagem do ar condicionado

O mau cheiro, muitas vezes, pode ser decorrente de sujeira, mofo e/ou fungos que se acumulam na mangueira de dreno do ar condicionado. 

Para fazer a limpeza da mangueira de dreno, remova-a e lave com água quente e água sanitária. Faça isso para matar qualquer vestígio de fungos que possa ainda estar dentro dela. Se preferir, pode-se usar alvejante ou vinagre branco para essa limpeza, fica a critério do consumidor, ambos têm a mesma função da água sanitária de eliminar as impurezas. 

Se a mangueira de dreno estiver entupida, use uma mangueira d’água (mangueira de jardim dessas que temos em casa) e lance o jato da água na de dreno, até que desobstrua a sujeira e ela saia com a água naturalmente.

Após fazer essa limpeza, certifique-se de que a mangueira seque completamente e volte a usá-la normalmente.

Sujeira nos filtros de ar do aparelho

O fator mais comum no mau cheiro proveniente do ar condicionado é o acúmulo de mofo, bactérias e fungos no sistema de filtragens do aparelho.

Isso acontece porque durante o processo de condensação que é feito quando o ar está em funcionamento, cria-se muita umidade. Portanto, se a umidade não for drenada corretamente, ela entra para outros compartimentos do aparelho, criando esses fungos e mofos. Se esse problema estiver nos filtros, removê-lo através da limpeza resolverá o problema. 

Boa parte dos modelos de condicionadores split possuem um recurso que mantém a ventilação funcionando por alguns minutos após o desligamento do equipamento que estava no modo de refrigeração. Isso existe justamente para eliminar a umidade remanescente após o uso. Ela é a maior causadora da proliferação de mofo, fungos e bactérias que causam este mau odor. Portanto, se você que está lendo é técnico, verifique e oriente seu cliente sobre esta funcionalidade e recomende seu uso.

Muito cuidado com odores de queimado

Ainda sobre a umidade que entra para outros compartimentos, isso pode gerar sérios problemas na parte elétrica do aparelho. Isso pois, geralmente o odor de queimado pode ser em decorrência disso. 

Se for um caso desse tipo, apenas um técnico pode auxiliar no reparo, recuperação e/ou manutenção da máquina. Portanto, não faça por conta própria para não se expor a riscos e também para não comprometer ainda mais o diagnóstico do aparelho.