blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

31/12/2020

Quais os benefícios do ar condicionado no seu lar?

Você sabia que o ar-condicionado ainda pode trazer vários benefícios à sua saúde? Além de esfriar ou aquecer o ar do ambiente, o aparelho possui muitas outras funções benéficas.

Continue a leitura deste post e conheça os benefícios e as vantagens do ar-condicionado.

Realiza a purificação do ar

Os aparelhos de ar-condicionado modernos e com alta tecnologia — como os com filtro HEPA e de carvão ativado— filtram o ar enquanto o purificam, mantendo o ar limpo por mais tempo. O ambiente fica livre de poluição e de outras sujidades que antes estavam dispersas no ar.

O resultado é um ambiente mais saudável, beneficiando a todos, mas principalmente as pessoas com problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Possui ação antialérgica

Vários modelos de ar-condicionado são capazes de combater o crescimento de fungos e demais ativos alérgenos, evitando e reduzindo sintomas como coceiras, espirros e irritações no nariz, nos olhos e na garganta, entre outras manifestações alérgicas.

No entanto, para que essa função seja eficaz, é fundamental manter o aparelho limpo. Uma forma de perceber a hora de limpá-lo é observando a presença de mau cheiro no ambiente ao ligar o aparelho.

Elimina o mofo do ambiente

Quem mora em regiões muito úmidas — com chuvas em excesso, presença de rios e do mar, por exemplo — costuma sofrer com os efeitos da umidade típica desses locais.

Se anteriormente mostramos os problemas de saúde relacionados à umidade, agora citamos os prejuízos do mofo ao ambiente. O bolor é capaz de gerar questões como: paredes pretas e manchadas, azulejos com rejuntes pretos, com limo ou bolor, roupas guardadas com o cheiro característico do mofo, entre outras.

Os aparelhos de ar-condicionado com função desumidificar retiram o excesso de umidade do ambiente, acabando com o mofo.

Aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos

Essa é mais uma vantagem da função desumidificar do ar-condicionado, que beneficia as famílias que moram em regiões com umidade relativa do ar muito alta.

A umidade excessiva danifica o interior dos aparelhos por facilitar a ferrugem. Nesse caso, o ar-condicionado aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos por impedir que o ar úmido entre em contato com as partes internas e com toda a fiação dos equipamentos.

Aumenta o conforto dos ambientes

O ar-condicionado gera, comprovadamente, muito conforto e alívio do estresse do dia a dia, por permitir a manutenção da temperatura desejada a qualquer hora do dia, inclusive nos horários de sol intenso — ou ao contrário, em dias muito frios, quando tudo o que se deseja é um ar-condicionado com função de aquecer o ambiente.

Para aproveitar esse benefício, uma dica simples, mas valiosa, é direcionar as saídas de ar para que a brisa, fresca ou aquecida, se espalhe melhor, preenchendo todo o local. Além disso, feche portas e janelas para que o ar resfriado ou aquecido não saia do ambiente para fora ou para cômodos onde não há ninguém.

Oferece multifuncionalidade

Em vez de ter um ventilador, um climatizador de ambientes e um aparelho para filtrar o ar, convém investir em um só eletrodoméstico que faça tudo isso: regula a temperatura, filtra e controla a umidade do ar, para mais ou para menos.

Uma das maiores vantagens do ar-condicionado é que ele reúne todas essas funções.

Evita a desidratação corporal

Por manter a umidade do ar constante, o ar-condicionado colabora para evitar a desidratação corporal. Esse benefício ocorre porque em ambientes com a umidade ideal o corpo não sua muito, evitando que se perca água pelo suor.

Todos se beneficiam, mas os idosos, os bebês, as crianças e os indivíduos adoentados são os mais favorecidos, pois são os que mais sofrem com os efeitos da desidratação.