blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Antes de Comprar

15/06/2017

Instalação de ar-condicionado: é possível passar a tubulação do ar pelo chão?

Quando você pensa em instalação de ar-condicionado, é bem provável que você imagine os jeitos mais “clássicos”. Um deles é o famoso buraco na parede, no qual entra a máquina do modelo tradicional. O outro são os furos feitos para passar a tubulação para fora do cômodo, técnica muito utilizada com os equipamentos do tipo split. 

A tubulação do ar-condicionado é sempre um problema para os decoradores e arquitetos. Afinal, ela é extremamente necessária, tanto para fazer a passagem do ar e retirada da umidade quanto para as conexões elétricas. 

Muita gente se incomoda com a estética criada pelo ar-condicionado nos ambientes, ainda mais quando é preciso fazer intervenções muito grandes na disposição da mobília para acomodar a fiação. Isso sem falar no condensador, que também precisa ser colocado em um local estratégico da casa. 

Diante desse impasse, proprietários de ar-condicionado costumam se perguntar: existe uma maneira de passar a tubulação para que ela fique mais discreta? É possível passar toda a tubulação pelo chão?

No post de hoje, vamos responder essa pergunta e falar sobre as principais formas de fazer a instalação do ar-condicionado. Acompanhe!

Cheque a planta do apartamento

Apartamentos mais modernos já possuem canaletas e conduítes preparados para passar fiações por baixo do piso. Isso acontece muito com o cabeamento da TV e da internet, mas nada impede que esses espaços sejam utilizados para passar todos os fios do ar-condicionado.

Apesar de ser uma ótima saída para esconder a parte elétrica, eles não resolvem as questões envolvendo a tubulação de ar e o dreno.

Para o dreno, procure conhecer as conexões de água e esgoto e veja se há alguma solução para integrar a saída de água com os canos já inseridos no apartamento.

Plantas mais novas possuem algo chamado de “varanda técnica”, que são espaços desenhados para a instalação dos compressores do ar-condicionado. Se esse for o caso do seu imóvel, há grandes chances de haver possibilidade de fazer as conexões do ar por caminhos previamente construídos e que chegam até esse espaço do compressor. 

Técnicas para esconder a tubulação e os fios

Nem todo imóvel possui a preparação certa para instalar o ar-condicionado, ainda mais pelo chão. Uma das saídas é montar canaletas de dry-wall removíveis. Elas servem para fazer um esconderijo para os fios e tubos.

O fato de esses componentes precisarem de manutenção periódica faz com que seja descartado o uso de gesso para fazer o esconderijo. Afinal, você não vai querer chamar o gesseiro toda vez que precisar de ajustes no seu ar-condicionado.

Outra dica: é possível “esconder” a tubulação rasteira atrás de cortinas e móveis, mas é preciso ponderar qual a distância entre a unidade externa e o split.

Outras formas de fazer a instalação de ar-condicionado

Caso não seja possível passar a tubulação e os fio pelo chão, o proprietário pode fazer outras opções para não deixar o estilo da casa ser estragado pelo aparelho e seus adjacentes.

É possível usar o teto como caminho para a tubulação e os fios. Quem utiliza essa opção pode fazer uma coluna discreta de dry-wall ou então adotar um estilo mais industrial e utilizar canaletas metálicas para conduzir os fios e compor a decoração. 

Respondendo à pergunta inicial deste texto, vemos que é possível passar a tubulação do ar-condicionado pelo chão, mas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se pensarmos que estão envolvidas as partes hidráulicas e elétricas da sua casa.

Apesar da dificuldade, com um pouco de imaginação e criatividade é possível atenuar o impacto visual que o ar-condicionado pode deixar na sua casa!

Essas técnicas que abordamos aqui são alternativas para quem não pode ou não quer fazer a instalação tradicional, feita com o buraco na parede e o condensador na parte externa. O mais importante é contratar uma empresa conceituada, capaz de garantir uma instalação bem-feita e o melhor suporte para o cliente.