blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

24/12/2020

Quando e por que devo trocar o filtro do ar condicionado?

Um dos grandes benefícios de trocar o filtro do ar condicionado é o efeito que isso tem na sua saúde. Se você ou algum membro da sua família sofre de alergias graves ou outras doenças respiratórias, garantir que o ar que circula no ambiente esteja limpo é essencial para a boa saúde respiratória.

Por isso, a rotina de substituição do filtro é muito importante para a diminuição da quantidade de material orgânico que se acumula nos condicionadores de ar e que podem contribuir para o crescimento de fungos.

Além disso, o filtro do ar condicionado pode ser o maior fator para determinar a eficiência e durabilidade do seu aparelho.

De quanto tem quanto tempo devo trocar o filtro do ar condicionado?

A frequência da troca do filtro deve ser determinada pelo tipo de local onde o ar condicionado está instalado e a quantidade de pessoas e/ou animais que circulam por estes ambientes.

Pensando desta maneira, fique atento ao período sugestivo de troca do filtro do ar condicionado:

Para casas de férias ou local com somente uma pessoa e sem animais de estimação: troca a cada 6 e 12 meses.

Casa/apto na cidade com mais de dois ocupantes e sem animais de estimação: troca a cada 90 dias.

Casa/apto com um animal de estimação: troca a cada 60 dias.

Casa com vários animais de estimação ou pessoas que sofrem de alergias: troca a cada 30 e 45 dias.

Parece pouco tempo, não é mesmo? Mas quando falamos em saúde, é importante priorizar a manutenção preventiva e troca dos filtros do ar condicionado para o bem-estar de todas as pessoas que usufruem da climatização e evitar problemas de saúde.  

Minha empresa precisa trocar o filtro do ar condicionado de quanto em quanto tempo?

Para empresas, é recomendada a troca do filtro a cada seis meses. Para locais com muita poluição, como grandes capitais, a frequência da troca pode ser antecipara para 90 dias.

Para que serve um filtro do ar condicionado?

Embora o filtro de ar-condicionado possa remover alérgenos do ar e aumentar a qualidade do ar de casas e empresas, muitos consumidores não sabem que o filtro beneficia o próprio funcionamento do aparelho.

Um filtro de ar condicionado entupido, por exemplo, pode reduzir o fluxo de ar de forma significativa, aumentando a pressão sobre os componentes internos do condicionador de ar.

Além disso, a sujeira pode se fixar sobre as várias partes móveis do motor, diminuindo a sua eficácia. Uma bobina evaporadora suja pode aumentar os custos com energia elétrica e nem a tecnologia inverter será capaz de deter esta alta! Por isto, fique atento às datas de manutenção preventiva e sempre procure por um profissional capacitado e de confiança.  

Busque por um profissional Instalador capacitado!

É importante que a troca do filtro seja realizada por um técnico especializado, pois ele é o profissional responsável e capacitado para evitar danos no aparelho de ar condicionado.