blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

17/12/2020

A importância da manutenção do ar-condicionado para sua saúde

Assim como diversos equipamentos eletrônicos, manutenções periódicas são necessárias para assegurar o desempenho e a durabilidade de seus aparelhos. No entanto, no caso do ar-condicionado essas manutenções têm implicações que vão além de garantir uma temperatura agradável para dormir nas noites de verão.

Você sabia que um ar-condicionado sem manutenção pode provocar riscos para sua saúde?

De fato, aparelhos com filtros sujos podem acumular fungos, ácaros, vírus e bactérias, o que pode ocasionar crises de rinite, sinusite, asma e bronquite. Em casos mais extremos, pode estar associado com doenças respiratórias graves como pneumonia.

Para evitar esses riscos, é necessária uma limpeza periódica do filtro, porém, às vezes é imprescindível desmontar o aparelho inteiro. Dessa maneira, é recomendado marcar uma ou duas revisões por ano com serviço técnico especializado.

Devido à necessidade de ficar a maior parte do tempo em nossos lares nessa pandemia, e especialmente agora que estamos chegando no verão, o ar-condicionado não é luxo e sim uma necessidade. Além de impactar nossa saúde, um aparelho sujo gasta mais energia porque precisa de muito mais tempo para refrigerar o ambiente. Ou seja, mais tempo se traduz em contas de energia mais caras.

Uma última dica! Quando o ar-condicionado não estiver sendo utilizado, é essencial uma renovação do ar do ambiente. Por isso, quando possível, tente manter as portas e janelas abertas, para permitir uma boa ventilação e diminuir a sensação de abafamento.