blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

10/12/2020

Versatilidade e eficiência – Entenda tudo sobre o ar condicionado piso teto

São tantas as opções de categorias de ar condicionado, que muitas vezes o consumidor fica inseguro sobre qual o melhor aparelho para atender sua necessidade. 

Quando se pensa em climatização de ambientes comercias, por exemplo, a grande questão é adquirir uma máquina que colabore com a experiência de consumo do usuário, tornando o local muito mais confortável e convidativo.

Pensando nisso, vamos falar sobre os produtos piso teto. Eles têm sido a opção mais comum adquirida por lojas, restaurantes, igrejas, escritórios e até salas de aula. 

Separamos uma série de pontos positivos sobre a categoria de aparelhos piso teto para que você não tenha mais dúvidas na hora de adquiri-los, confira:

Versatilidade na hora da instalação

As vantagens desse tipo de produto são inúmeras, começando pela versatilidade na hora da instalação. Produtos “piso-teto” apresentam algumas possibilidades na hora de serem incluídos nos ambientes, colaborando inclusive com o design do espaço.

Isso acontece por que essa categoria de ar condicionado pode ser instalada tanto suspensa no teto, como verticalmente no chão mesmo, e indiferente da escolha, a entrega de resfriamento é igual.

Maior capacidade no resfriamento de ambientes

Devido as suas potências maiores, condicionadores de ar piso teto vem trazendo cada dia mais funções que agregam valor ao equipamento, isso acontece principalmente na hora de resfriar grandes ambientes em um menor espaço de tempo. 

No comércio, por exemplo, cliente feliz é cliente satisfeito. Todo o processo de compra deve ser pensado na hora de fazer qualquer negócio. Pensar no bem-estar do cliente enquanto ele está visitando o espaço (loja, mercado, farmácia) é essencial. Deixar seu cliente a vontade, é um dos principais diferenciais na hora da decisão de compra. 

Facilidade na hora da instalação

Mesmo nos dias atuais, muito clientes ainda quebram a cabeça na hora de pensar na instalação do ar condicionado. No caso do piso teto isso é o de menos. A máquina pode ser apoiada no piso sem muitos esforços, na horizontal junto ao teto. Pode até mesmo ser acoplada a móveis (inclusive planejados) que já façam parte do ambiente. Deixar a mostra ou camuflado acaba sendo uma escolha do cliente final mesmo, já que em ambos os casos, devido ao seu design moderno, os aparelhos piso teto se adaptam muito bem. Importante lembrar que a unidade evaporadora deverá ser instalada sempre respeitando as distâncias indicadas pelo fabricante. Portanto, jamais devem ser instaladas dentro de um móvel.

Resfriamento uniforme e sem ruídos

Além da refrigeração, um ponto que devemos considerar no ar condicionado piso teto é a uniformidade com que climatiza o ambiente. Isso devido a sua maior capacidade de circulação de ar (flecha). 

O que permite que o ambiente fique resfriado por igual são as funções que a maioria dos aparelhos apresentam na parte de movimentação das aletas. Elas que direcionam o ar alternadamente, resfriando igualmente graças aos seus movimentos angulares.

Quando o aparelho possui esse tipo de função, ele colabora com a economia de energia também, já que não está resfriando um único ponto no espaço, o que além de ser um desperdício de energia, acaba gerando desconforto também.

Todos modelos possuem movimentação vertical das aletas, e alguns também oferecem a movimentação horizontal destas, através do controle remoto.

Muito mais economia de energia

Aparelhos piso teto, quando instalados corretamente e no local adequado, podem apresentar uma economia de mais de 30% de energia em relação a combinação de outros aparelhos de menor capacidade de refrigeração.

Suas potências variam de 17.000 a 80.000 BTU/h, e com um nível baixo de ruído. Por esse motivo, por exemplo, estes modelos vêm sendo os mais escolhidos por igrejas e escolas. 

Dica na hora da instalação e manutenção do seu piso teto

Independente de onde for feita a instalação, piso ou teto, certifique-se de deixar um intervalo de espaço entre o ar condicionado e a parede para facilitar na hora da manutenção e limpeza do aparelho.

Faça a instalação atentando-se a distância entre o ar e os aparelhos eletrônicos que fazem parte do ambiente. Consulte sempre a opinião de um técnico sobre essa distância para que a umidade não prejudique-os.

Vale lembrar também que, não só para piso teto, mas para qualquer modelo de ar condicionado, realizar a manutenção preventiva é indispensável. Fazer a higienização dos filtros mensalmente também é um ponto que deve ser ressaltado. Isso vale tanto para preservar a vida útil da máquina, quanto a saúde também.

Conclui-se que, com um modelo piso teto o aproveitamento é muito melhor na hora de incluí-lo no ambiente e a entrega de refrigeração é muito mais eficiente, principalmente para grandes ambientes, devido suas maiores potências.