blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Antes de Comprar

30/05/2017

O que é a cortina de ar e quais as vantagens de utilizá-la?

Em um país com temperaturas elevadas como o Brasil, um dos itens mais importantes no planejamento da casa nova é a climatização. Quando pensamos em climatização, ar-condicionado ou ventiladores são os primeiros equipamentos que vêm à cabeça. Porém, existe uma outra aliada que você certamente já viu por aí, e que muitas vezes passou despercebida: a cortina de ar.

Você sabe o que é cortina de ar, qual a sua finalidade e seus benefícios? É o que vamos explicar a seguir. Confira!

O que é cortina de ar?

Você provavelmente já entrou em algum estabelecimento e sentiu um ventinho vindo de cima bem na entrada. Pois esse vento existe graças a cortina de ar! Em ambientes comercias, como hotéis e restaurantes, é comum usar a cortina de ar para separar ambientes de fumantes dos não fumantes, mas ela também pode ser usada em ambientes industriais e residenciais. Geralmente, a cortina de ar é colocada no alto de uma porta que que possui fluxo intenso e que não fica fechada por muito tempo.

Como ela funciona?

A cortina de ar cria uma barreira a partir de um fluxo de ar potente que vem do aparelho, gerando o isolamento térmico e separando as temperaturas do ambiente externo e interno (daí a ideia de cortina). Assim, no ambiente interno a temperatura é mantida, enquanto o ar do ambiente externo é impedido de passar.

Qual a função da cortina de ar?

A cortina de ar tem por finalidade a manutenção da temperatura do ambiente conforme programada no aparelho de ar-condicionado. Isso ocorre por conta da barreira de ar formada pelo equipamento instalado em portas e janelas, não permitindo a troca de calor entre os ambientes interno e externo. Assim, ela é um ponto positivo para locais que precisam de um fluxo de pessoas livre e constante.

Quais as vantagens da cortina de ar?

Além das citadas acima, existem várias vantagens que a cortina de ar pode oferecer para o ambiente. Confira as principais:

– Não é necessário alterar a estrutura do local, pois é um aparelho de fácil instalação;

– Seu uso permite que a porta fique aberta, tornando livre o trafego de pessoas;

– Protege o ambiente interno de umidade e vento;

– Garante 80% de isolamento térmico mesmo com portas e janelas abertas;

– Otimiza o trabalho do ar-condicionado, não permitindo que ele trabalhe na capacidade máxima e garantindo, com isso, uma economia 35% em energia elétrica;

– Prolonga a vida útil de equipamentos como o ar-condicionado;

– Evita a entrada de poeira, poluição, insetos e odores desagradáveis;

– Se adaptam bem a todos os tipos de estrutura, alcançando de 1,30m a 1,75m de largura e 3m de altura.

Como você viu, as cortinas de ar são peças chave para a boa climatização dos ambientes. Se você pretende instalar uma na sua casa ou estabelecimento, procure uma loja especializada em climatização para ajudá-lo na escolha do modelo mais adequado!