blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

18/05/2017

Filtro do ar-condicionado: descubra quando trocar

O ar-condicionado vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente em épocas quentes e regiões de calor constante, como o Nordeste. Ele traz grande praticidade e proporciona alívio em dias em que a temperatura atinge facilmente mais de trinta graus.

Mas, apesar do conforto, alguns cuidados com esse acessório devem ser mantidos sempre — para que ele só nos traga benefícios. Um cuidado extra deve ser reservado para o filtro do ar-condicionado, pois é uma das peças que mais se desgastam.

Quando limpar ou trocar o filtro do ar-condicionado? É o que você vai descobrir agora!

Qual a importância do filtro do ar-condicionado?

O filtro é responsável por absorver a maior quantidade de sujeira possível do ar antes dele ser climatizado e voltar ao ambiente. Se ele acumular muita sujeira e não for lavado ou trocado, teremos umidade e sujeira, o que é propício para a proliferação de micro-organismos.

A malha de fio metálico e o nylon são os materiais mais usados em ar-condicionados de janela. O modelo Hepa é o mais eficiente, e os de carvão ativo são os mais indicados para eliminação de odores, como o de cigarro e gordura.

Você pode saber qual tipo de filtro está sendo usado verificando o manual do ar-condicionado, e é sempre bom lembrar-se de que alguns modelos são exclusivos de cada fabricante.

Como limpar?

A hora certa para se limpar o filtro do ar-condicionado varia de acordo com o modelo. Para realizar a limpeza, no entanto, o processo é único: retire-o da evaporadora, lave, seque bem e veja suas condições. Filtros ainda úteis voltam para a sua cor de origem.

Caso você observe uma coloração muito escura ou manchas que não consiga tirar, está na hora de realizar uma substituição. Os filtros de nylon e metálicos devem ser lavados de dois em dois meses, já os modelos de carvão não podem ser lavados — elas são praticamente descartáveis.

É importante ressaltar que um ar-condicionados com filtros sujos, além de fazer mal ao meio ambiente, também consome muito mais energia. Fique de olho em sua conta de luz! 

Quando trocar?

Caso você já tenha trocado o filtro de seu aparelho algumas vezes e tenha notado que ele não está trabalhando com a mesma eficiência, está na hora da substituição. A vida útil de cada filtro varia conforme modelo, fabricante ou frequência de sua utilização dentro de casa.

Para aparelhos utilizados somente no verão, recomenda-se a troca uma vez por ano. Para casas com apenas duas pessoas, com pouco uso, pode-se trocar de uma a duas vezes por ano.

Para casas com animais de estimação, por outro lado, a troca deve ser feita de seis em seis meses. Em residências com animais e pessoas alérgicas, é desejável a troca a cada quatro meses.

A substituição pode ser antecipada caso o local seja habitado por muitas pessoas ou tenha um alto nível de poluição. Faça a troca somente com produtos confiáveis e caso tenha alguma dúvida no procedimento ou em qual filtro utiliza, chame a ajuda de um profissional.

É fundamental que o filtro do ar-condicionado esteja em boas condições para um perfeito funcionamento do aparelho.