blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Regulação

16/05/2017

Qual a melhor voltagem para ar-condicionado?

Com as altas temperaturas do Brasil, ter um ar-condicionado em casa tornou-se praticamente indispensável. Além de resfriar o ar, o aparelho conta com inúmeras vantagens. Uma delas é a capacidade de combater o crescimento de fungos, reduzindo sintomas comuns em alérgicos. 

Na hora de adquirir um aparelho, no entanto, surgem diversas dúvidas. A mais comum refere-se à voltagem do ar-condicionado: 110 ou 220? Será que existe uma ideal? 

Para te ajudar a optar pelo melhor aparelho, listamos aqui todos os detalhes que você precisa saber para escolher a voltagem ideal para o seu ar-condicionado. Confira!

Qual a melhor voltagem para ar condicionado?

Tecnicamente, podemos dizer que não há diferença em relação ao desempenho de aparelhos 110V ou 220V. Os fabricantes, na maioria das vezes, escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade local. 

No Brasil, por exemplo, a tensão 220V predomina. Por isso, será mais difícil encontrar aparelhos com a voltagem 110 nas lojas. Isso causa alguns transtornos aos usuários, já que muitos precisam trocar a fiação elétrica de suas casas ou utilizar transformadores. 

A boa notícia é que em algumas lojas online é possível encontrar ar-condicionados de 110V em diferentes modelos: split, janela, split-janela e portátil. Mas, será que vale a pena? Existe mesmo uma voltagem mais indicada para estes aparelhos? É o que você vai descobrir a seguir! 

Ar-condicionado 110V x 220V

Como falamos, a voltagem não afetará no desempenho do aparelho. No entanto, quando o assunto é economia de energia, pode haver algumas desvantagens dependendo do ar-condicionado escolhido. 

Para entender porque isso ocorre, é necessário saber que qualquer equipamento elétrico consome energia de duas formas: através do próprio aparelho e pelos fios que ficam por dentro das paredes.

Na primeira forma, o consumo de energia é o mesmo tanto para 110V quanto para 220V. No entanto, o gasto enérgico da fiação da casa dependerá da voltagem do aparelho. Geralmente, os eletrônicos com tensão 110V têm um gasto maior do que os 220V. 

Então, o melhor é adquirir um ar 220V, certo? Não é bem assim. A voltagem 110 precisa de fiações mais resistentes e de calibres mais elevados — essa é justamente a explicação para ela ter um gasto elétrico um pouco maior.

As casas e escritórios, porém, nem sempre possuem este tipo de fio, o que pode gerar gastos extras com instalação e manutenção. Aparelhos de 220V, ao contrário, são capazes de trabalhar com fiações mais finas. 

E agora, como escolher a voltagem ideal?

Geralmente, o gasto de energia do ar-condicionado dependerá dos fios. Por isso, antes de adquirir um aparelho, é interessante observar a fiação de sua casa.

As construções mais modernas costumam possuir fios grossos o suficiente para aguentar tranquilamente uma tensão de 110V. No entanto, muitas casas e estabelecimentos comerciais construídos no século XX não seguiram esses padrões. 

Por isso, é importante observar o tipo e o estado da fiação. Isso porque muitas podem possuir emendas mal feitas, que também consomem energia. Vale mencionar também a região do país onde você está.

O Brasil é o único lugar do mundo que possui duas voltagens oficiais, o que causa confusões e transtornos (quem nunca teve um aparelho queimado ao ligá-lo em outro estado?). Por isso, antes de adquirir o seu ar, vale refletir se pretende mudar de região.