blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

03/12/2019

Ar-Condicionado no Verão: Como usar, Temperatura Ideal e Cuidados

O calor do verão e suas altas temperaturas obrigam o uso do ar-condicionado para quem possui o aparelho. Mas qual função colocar para usar esse equipamento? Existe uma temperatura ideal? Quais os cuidados que devo tomar para o bem da saúde?

Preparamos um Guia de Perguntas e Respostas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o uso do ar-condicionado no período mais quente do ano.

Descubra a seguir algumas dicas de como aproveitar o melhor do aparelho e garantir seu conforto:

Qual função colocar para usar o ar-condicionado no verão?

É mais simples do que você pensa. Basta buscar no controle remoto o modo de refrigeração e selecionar. Em dois passos você configura isso facilmente:

Clique na tecla MODE, MODO ou FUNÇÃO – esse nome pode variar de acordo com a marca.

Pressione essa tecla até aparecer o símbolo no controle que corresponde a esse modo. Pode ser tanto o desenho de um floco de neve quanto a palavra COOL, dependendo da marca também. 

Importante saber que, conforme você vai apertando o botão, as funções vão mudando no display do controle remoto.

Existem também os modos automático, ventilação e desumidificação – além do modo de aquecimento, que existe apenas nos aparelhos com ciclo reverso. 

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado no calor?

A faixa recomendável de operação nas condições internas para verão deve variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte, que deve operar entre 21°C e 23°C. 

Portanto, no verão se indica deixar o ar-condicionado em torno dos 25ºC, pois quanto menor a diferença entre a temperatura externa e a temperatura a ser climatizada, menos o ar-condicionado trabalha, gastando menos energia.

Logo, se você colocar o ar no 16ºC para gelar mais rápido, irá acabar pagando mais caro por isso, já que a temperatura está bem alta lá fora. 

Quanto o ar-condicionado gasta em energia no verão?

Nessa época em que o uso do ar-condicionado aumenta é comum que a preocupação com os gastos acompanhe esse crescimento. 

Será que o fato do aparelho estar no modo de refrigeração influencia na conta de luz ou ela fica mais cara só pelo uso ser maior mesmo? 

Como falamos acima, o consumo do ar-condicionado acontece à medida em que ele trabalha mais, então a função em que ele está selecionado para operar, seja no aquecimento ou refrigeração, não altera o consumo. 

O que influencia é o tempo de uso, como você opera o aparelho e as condições do ar-condicionado.

Preciso fazer a limpeza e manutenção do aparelho antes do verão?

Sim, isso é muito importante caso seu ar-condicionado não seja novo. O verão é o período em que você mais irá usar o aparelho, então tudo precisa estar ok para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Afinal, você não quer passar calor nas altas temperaturas, né?

Além disso, a manutenção preventiva feita por um profissional técnico deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, assim ele irá fazer uma limpeza completa e verificar se todas as peças do ar-condicionado estão operando sem problemas. 

Além dos benefícios para o aparelho, aumentando sua vida útil, você também economiza em energia – pois o ar sujo gasta mais -, e favorece a sua saúde, se livrando de bactérias, fungos e ácaros.

Quais os cuidados com a saúde ao usar o ar-condicionado?

Muitas pessoas chegam a pensar que ligar o ar-condicionado por muito tempo pode fazer mal à saúde durante o verão. Isso não passa de um mito. Apesar disso, existem sim alguns cuidados para garantir que sua saúde não fique em risco. 

Evite o choque térmico e a paralisia facial

Além de fazer a limpeza do aparelho, como comentamos no tópico acima, outra orientação muito importante a ser seguida é não se deslocar de um ambiente refrigerado para um ambiente muito quente bruscamente.

Essa situação pode ser muito comum no verão, ao sair de um espaço com o corpo gelado e ir para outro lugar onde a temperatura está altíssima. Assim há grandes riscos de choque térmico e de paralisia facial, então muito cuidado!

Saiba como usar o ar-condicionado ao dormir

Sobre dormir com o ar-condicionado ligado por causa do calor, fique tranquilo pois não faz mal. O aparelho inclusive ajuda a manter um sono de qualidade. 

Claro, você não irá dormir a noite toda com o ar no 18ºC, por exemplo, por isso veja aqui as dicas para dormir com o ar-condicionado ligado e não ter problemas.