blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

21/11/2019

Ar-Condicionado no Quarto: Quais os Cuidados?

O quarto é um dos cômodos mais comuns para a instalação de ar-condicionado. As pessoas gostam de dormir confortáveis, e não é à toa que muitos modelos possuem a opção para desligar a luz do display, oferecendo ainda mais conforto para quem quer dormir no escuro e com uma temperatura agradável.

Porém, como em qualquer outro ambiente, o ar-condicionado no quarto exige cuidados especiais para manter a saúde de quem dorme lá, e a integridade dos objetos dentro dele. A maioria é bem simples e, na verdade, bem básico para quem tem um aparelho desses em qualquer lugar casa. Vamos ver quais são?

Onde instalar o Ar-Condicionado no quarto?

Os cuidados começam pela instalação. O quarto é um local de conforto, e o ar-condicionado precisa ser pensado para contribuir para isso.

Onde instalar 

A primeira coisa a fazer, portanto, é garantir que o aparelho vai funcionar corretamente. Se o seu modelo for Janela, cuide para que cortinas e móveis não fiquem atrapalhando o fluxo de ar. Da mesma forma, se o modelo for Split, cuide para que a evaporadora esteja a pelo menos 15 centímetros do teto, pois a entrada de ar do equipamento costuma ficar na parte de cima.

Outro cuidado é para onde apontar o ar-condicionado. O melhor é não deixar o fluxo de ar diretamente virado para a cama, por exemplo, pois isso pode causar um desconforto com o frio ou o calor excessivo emitido pela evaporadora.

Como instalar

O ideal também é colocar o ar-condicionado em uma parede que tenha distância das demais, para que o fluxo de ar possa se espalhar pelo cômodo e climatiza-lo de forma bem distribuída. E lembre-se de não cruzar o fluxo de um ar-condicionado com outro, caso possua mais de um no ambiente. O melhor é sempre chamar um profissional para realizar a instalação.

O que influencia na potência?

Antes de escolher a potência do equipamento, lembre-se de que o quarto é um ambiente que costuma ter muitos tecidos expostos, além de tapetes, roupas, aparelhos eletrônicos e lâmpadas. Todos esses materiais colaboram para aquecer o cômodo. Portanto, devem ser levados em conta na hora de dimensionar a potência do equipamento.

Os problemas da baixa umidade

O ar-condicionado é um aparelho que controla a temperatura dos cômodos. Porém, um dos seus efeitos colaterais é a retirada de umidade do ar. Sim, isso quer dizer que, se o aparelho fica ligado por muito tempo, o ambiente vai ficar mais seco. E quais os cuidados que isso demanda?

Saúde 

A primeira preocupação que você deve ter é com a sua saúde ou a de quem vai dormir nesses quartos com ar-condicionado. Se a pessoa em questão for muito sensível, como um bebê ou um idoso, o melhor é ter também um aparelho umidificador para compensar a secura do ar.

Plantas

Tome cuidado para manter suas plantas hidratadas também. Com menos umidade relativa no ar, flores e folhagens tendem a secar mais rápido, principalmente na superfície. Borrifar água com um pouco mais de frequência do que o normal é o melhor para preservar suas plantas com o uso direto do ar-condicionado.

Limpeza e exposição ao Ar-Condicionado

Assim como em qualquer outro ambiente, o ar-condicionado do quarto, até mais do que os demais, precisa de limpeza e manutenção constantes. Não esqueça que, se você deixa esse aparelho ligado durante o sono, você fica exposto aos seus efeitos durante toda a noite.

Isso pode ser bem prejudicial para a sua saúde se os filtros do ar-condicionado não estiverem limpos. E se não fosse o suficiente, filtros sujos proliferam bactérias e ajudam a espalhar poeira pelo ambiente, o que facilita a formação de mofos, por exemplo.

Cuide também com roupas e demais tecidos expostos ao ar-condicionado. O couro, por exemplo, pode ressecar e rachar caso não seja tomado um cuidado especial com a peça de roupa ou com o sapato que for produzido desse material.