blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

19/11/2019

Como escolher ar condicionado? Confira dicas para não errar

A gente sabe que quando você decide comprar ar condicionado e começa a buscar pelos principais modelos e preços de ar condicionado as dúvidas começam a aparecer. Afinal, hoje existem diversas marcas de aparelhos de climatização, além disso, funções, potência e tamanho podem fazer toda a diferença para climatizar o ambiente.

Na publicação de hoje, vamos dar algumas dicas para ajudar você na dúvida de como escolher ar condicionado. Vamos lá?

O que levar em consideração no momento de escolher ar condicionado?

Como dissemos acima, são vários itens que devem ser observados ao escolher um modelo de ar condicionado. Vale lembrar que existem tipos de ar condicionados ideias para cada ambiente.

Por não se tratar de um produto com preço popular, a escolha do ar condicionado é fundamental para que atinja as suas expectativas de climatização. Então fica de olho nas dicas!

Ambientes para ar condicionado

No momento em que você optou por comprar um ar aparelho de climatização certamente você já tem em mente o local onde deseja fazer a instalação do ar condicionado, certo? Seja ambiente residencial ou comercial.

A definição do ambiente para ar condicionado é super importante, uma vez que será preciso analisar outras questões envolvendo o local, como a metragem, o número de equipamentos ligados e até mesmo a quantidade de pessoas que ficarão nesse ambiente. Tudo isso será utilizado para identificar o melhor tipo de ar condicionado e também para que possa ser feita a indicação da potência ideal do ar.

Tipos de ar condicionado e principais modelos

Existem diversos modelos de ar condicionado no mercado, cada um possui especificações ideais para determinadas situações. Existem aparelhos instalados no teto ou forro, aparelhos que necessitam de espaço na parede, ar condicionado portátil e muitos outros. Hoje nós vamos falar um pouco sobre os principais tipos de ar condicionado, Janela, Split e Piso Teto.

Ar condicionado Janela

O Ar condicionado janela é um dos principais modelos de ar e também o mais popular no Brasil para residências. Além disso, possui o valor mais em conta entre os tipos de ar condicionado.

Entretanto, o ar condicionado janela possui baixa capacidade de refrigeração, sendo ideal para ambientes pequenos.

Ar condicionado Split

O Ar condicionado split é mais silencioso e seu design permite adequar o aparelho em diferentes arquiteturas. A tecnologia é mais moderna e garante mais economia de energia, além da possibilidade de rápido resfriamento do ambiente de acordo com a potência.

Esse modelo de ar condicionado trabalha com duas peças, uma interna e outra externa: evaporadora e condensadora.

A instalação não oferece muitas dificuldades, podendo ser instalado fazendo apenas um buraco na parede para passagem de tubulações. Entretanto, é recomendado a instalação feita por um profissional.

Ar condicionado piso teto

Já o Ar Condicionado piso teto é ideal para climatização de grandes ambientes. Por se tratar de um aparelho mais robusto, é recomendado sua instalação em ambientes comerciais ou de grande metragem.

Perfeito para locais que possuem grande fluxo de pessoas, a instalação pode ser feita tanto no piso como no teto. Além disso, a alta capacidade de refrigeração com grandes potências permite melhor desempenho.  

Como escolher a potência do ar condicionado em BTU?

A potência de refrigeração do ar condicionado é determinada pelo BTU, sigla para British Thermal Unit, a Unidade Térmica Britânica.

Um ponto bastante importante para calcular a potência do ar condicionado está no horário em que o ambiente recebe sol, se de manhã, à tarde ou o dia todo.

Procure verificar também a quantidade de aparelhos eletrônicos conectados no local onde o ar será instalado, bem como a quantidade de pessoas que ficarão no ambiente.  Quanto mais pessoas e mais aparelhos maior será a potência do ar.

Marcas de ar condicionado

As funções do ar condicionado podem variar de acordo com a marca, ou ao menos o nome pode mudar para a mesma função. Algumas marcas investem em tecnologias inovadoras, outras preferem o design, por isso estude também a marca antes de escolher seu ar condicionado.