blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

05/11/2019

O controle do ar-condicionado não funciona, e agora?

Você já fez tudo que estava ao seu alcance, mas o controle realmente não funciona? Bom, as causas mais frequentes para o controle do ar-condicionado não funcionar são: pilhas fracas ou problema na placa.

Antes de mais nada, existem algumas ações que você pode fazer para tentar entender o que está acontecendo, vamos ver juntos?

Preste atenção:

Verifique o básico do controle antes

A primeira coisa a fazer é verificar se as pilhas estão boas. Faça a substituição, lembrando que as pilhas precisam ser alcalinas, e teste o aparelho. Se trocar as pilhas não adiantar, o problema pode ser no controle ou na placa eletrônica da unidade evaporadora.

O controle remoto possui um sensor infravermelho e a placa eletrônica de controle principal possui um receptor, para onde vão os sinais do controle remoto. Se um dos dois não estiverem funcionando, o controle remoto não consegue se comunicar com a unidade evaporadora.

Não custa nada também sempre se aproximar um pouco mais ou apontar o controle bem reto para o equipamento antes de declarar problema.

Veja se o controle está emitindo sinal fazendo o teste do Smartphone

Abra a câmera fotográfica do seu celular, aponte para o sensor infravermelho do controle remoto e aperte qualquer tecla do controle. Se você ver uma luz roxa é porque o controle está funcionando.

Ligar o ar-condicionado sem controle

Na grande maioria dos modelos de ar-condicionado Split isso é possível. Eles contam com um botão na parte interna da unidade evaporadora para ligar e desligar o aparelho usando uma chave fina. Mas atenção, ele apenas liga e desliga. O equipamento irá funcionar em modo automático, geralmente em 24ºC. Outros poucos modelos contam também com outro botão para aumentar ou diminuir a temperatura.

Essa é uma solução provisória, apenas até adquirir um controle novo, visto que você não conseguirá utilizar todas as funções do seu ar-condicionado. Nesse caso, você pode tentar comprar outro controle igual para o seu modelo de ar-condicionado, ou então um controle universal.

Apenas um técnico pode dizer se o problema é no controle e se é mais viável consertar ou comprar outro. Se a segunda alternativa for a aconselhada, temos algumas dicas que podem ser úteis.