blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Curiosidades

31/10/2019

O ar-condicionado desliga por causa da temperatura?

Se na rua está fazendo 12ºC, dentro de casa deve estar mais ou menos essa temperatura, não é? Então, algumas pessoas acham que se você ligar o ar-condicionado em 17ºC, ele não vai ligar, porque a temperatura já está mais baixa do que isso.

Da mesma forma, se está fazendo 28ºC em determinado dia, e você ligar o ar-condicionado em 25ºC, tem quem pense que o aparelho não vai funcionar, porque a temperatura já está mais alta do que aquela colocada no aparelho. Ok, essas são situações raras, mas é uma dúvida válida.

O que acontece de verdade

Primeiro que é preciso ressaltar que existe o ar-condicionado do tipo Frio e do tipo Quente/Frio. Ou seja, do tipo que só libera ar gelado e do tipo que libera tanto ar frio quanto quente para climatizar o cômodo.

Vamos levar em conta um ar-condicionado Quente/Frio, nesse caso:

As temperaturas do ar-condicionado não são divididas entre as que esquentam e as que esfriam. A temperatura que o consumidor escolhe no equipamento é a aquela que o aparelho vai tentar atingir, independente se a temperatura ambiente está mais baixa ou mais alta.

Mas atenção! É preciso colocar o ar-condicionado no modo correto. “Modo Aquecimento” ou “Heat” para que ele libere ar quente, e “Modo Refrigeração” ou “Cool” para que ele libere ar frio.

Feito isso: se você configurar 17ºC no seu aparelho, essa é a temperatura com que ele vai climatizar o ambiente, independente se estiver mais frio ou quente do que isso no cômodo. Se você pedir para o aparelho 17ºC e estiver fazendo 12ºC no ambiente, o ar-condicionado vai liberar ar quente até se adequar à temperatura selecionada – lembre de colocar no modo aquecimento (heat).

Se estiver, por exemplo, 28ºC no cômodo e você pedir por 25ºC, o ar-condicionado vai liberar ar frio para chegar nessa climatização – nesse caso, colocando no modo refrigeração (cool).

E no caso do ar de ciclo Frio?

Nesse caso, o aparelho não produz ar quente, então se o ambiente estiver mais frio do que a temperatura escolhida, o ar-condicionado provavelmente não vai conseguir climatizar o ambiente conforme o desejado. Isso acontece porque ele só vai liberar o ar na temperatura ambiente, sem resfriá-lo antes.

Porém, para temperaturas mais altas, a regra ainda vale. Se estiver uns 28ºC e você configurar 25ºC, o ar-condicionado vai liberar ar frio até chegar lá.

Tá, mas o ar-condicionado desliga ou não?

Se seu aparelho não tem a tecnologia Inverter, que mantém o motor da condensadora funcionando o tempo inteiro, sim, o ar-condicionado desliga boa parte das suas funções quando atinge a temperatura desejada. Ele fica desligado por um tempo e, quando o termostato percebe que a temperatura voltou a se alterar, ele liga os motores novamente para que o equipamento regule a climatização do ambiente outra vez.