blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Curiosidades

21/02/2019

Modo aquecimento: tire suas principais dúvidas

Com as demandas do mercado e a necessidade de prover equipamentos cada vez mais dotados de tecnologias avançadas e flexíveis, para melhor atender os consumidores em diferentes estações do ano, as marcas têm apostado nos modelos Inverter de ar-condicionado.

Essa tecnologia, além de permitir redução de gastos com energia, por exemplo (aqui temos um artigo direcionado para nossos usuários, mas que pode ajudá-lo a entender melhor também do assunto) traz importantes benefícios no que tange à economia de energia e rendimento, por exemplo.

Porém, embora o funcionamento de um equipamento de ar-condicionado seja normalmente já bastante conhecido de todos e especialmente dos profissionais que atuem com sua instalação e manutenção, algumas dúvidas a respeito desse modo de operar naturalmente podem surgir.

Para isso hoje trazemos alguns esclarecimentos sobre como o equipamento trabalha, principalmente no alternar de suas funções.

Veja a seguir informações que você deve compreender para que possa estar a par de do que é mais importante nesse tipo de funcionamento:

Alternando para o modo aquecimento

É normal o aparelho parecer desligado nos primeiros instantes?

Nos primeiros momentos em que se inverte a função do aparelho (mudando de resfriamento para aquecimento), alguns usuários podem ter a impressão de que o aparelho “desligou”.

Pode haver considerável diminuição do ruído ou dos sinais convencionais de funcionamento do aparelho, como o fechamento das aletas, que normalmente passam a impressão de que o ar-condicionado está funcionando de fato.

Nesse caso o som que ele pode emitir, que já costuma ser mais baixo em modelos Inverter, bem como exatamente a retração das estruturas que promovem o direcionamento do ar e que dão a impressão visual clara de que ele está funcionando se alteram.

Caso o aparelho não tivesse essa capacidade o ar mais frio por certo iria para o ambiente e prejudicaria a função de aquecer.

Para evitar essa propagação as aletas, logo, são fechadas por um intervalo que leva geralmente alguns minutos.

Assim que a temperatura do evaporador fica um pouco mais alta e, por conseguinte, o aparelho se encontra capaz de lidar com a alternância de temperatura de forma mais preparada, as aletas se abrem normalmente e ele volta a funcionar de modo similar ao resfriamento, porém aquecendo.

Como melhorar o rendimento da máquina desse tipo?

Os usuários devem ser instruídos a sempre procurarem fechar portas e janelas do ambiente que possam ocasionar entrada de ar frio em excesso e dificultar o trabalho do equipamento em aquecer o ambiente.

Quanto mais for preservado o calor no interior do ambiente, não deixando que se perca com eventuais frestas e saídas ou entrada de vento, reduzindo a troca de ar nesse momento, maior será o rendimento e eficiência da máquina.

Que tipo de situações podem influenciar no desempenho?

Algumas condições do ambiente externo, ainda (cabe dizer), podem contribuir para que o aparelho reverta a função mais rapidamente ou de modo um pouco mais demorado.

Isso, a princípio, é perfeitamente normal.

Por exemplo, se o ambiente estiver muito frio, com uma temperatura muito mais baixa do que aquela que o usuário deseja atingir, muito provavelmente o equipamento levará mais tempo para que consiga reverter o processo de resfriamento para aquecimento, sem, contudo, perder potência.