blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Antes de Comprar

07/02/2019

Ar-condicionado para academia: qual o modelo ideal?

Cada vez mais as pessoas estão optando por academias quando o assunto é ter um lugar para se exercitar com maior praticidade e também sendo seguro e mais completo, com vários equipamentos disponíveis em um só local.

O ar-condicionado, nesse contexto, é um fator essencial, sim.

Afinal, ninguém quer malhar em um ambiente muito quente ou sem qualquer forma de refrescar em dias de muito calor, não é mesmo?

Sem contar que em condições assim e de muito esforço, o usuário da academia pode-se ter mal-estar, e com saúde não brinca.

Justamente por ser um espaço em que as pessoas gastam muita energia, é preciso garantir um ambiente bem climatizado.

Mas, afinal, como escolher o modelo ideal de ar-condicionado?

Confira as dicas abaixo:

O que observar no espaço da academia?

Isso vai depender basicamente do tipo de espaço que você tem, como praticamente em qualquer outro caso. Mas, existem algumas recomendações básicas.

É preciso avaliar, por exemplo, em quantos ambientes esse estabelecimento se divide, se há mais de um andar, se há salas fechadas para algum tipo de exercício específico e também o tamanho do espaço.

Conforme a área é possível também verificar se posteriormente o aparelho a ser escolhido atende à capacidade (Btus) de climatização necessária e se o ar será bem distribuído.

Ouro desafio pode ser em relação à porta de entrada do local. Quando não é possível “vedar” com vidros, por exemplo, pode-se ter um rendimento inferior do ar-condicionado.

Por isso é importante pensar se existem adequações também a serem feitas nesses ambientes para o melhor funcionamento dos sistemas instalados.

Outro ponto que cabe destacar é a chamada cortina de ar. Trata-se de outro tipo de aparelho (veja sobre ele) que pode funcionar para manter a temperatura no local criando uma espécie de “barreira” de ar para que não haja influência de ar do ambiente externa, o que pode potencializar o efeito do ar-condicionado.

O que observar em relação ao equipamento?

Dependendo do tipo de academia e possibilidade de investimento é possível apostar em aparelhos parecidos com os convencionais ou ser conveniente pensar em um sistema diferenciado.

Por exemplo, se a academia não for muito grande e o ambiente for relativamente pequeno, pode ser possível apostar em um bom split ou mesmo cassete… Mas é necessário observar com cautela a questão do espaço físico para ver se é válido inclusive pensar em um sistema VRF.

Embora não seja a única opção disponível, esse último permite controlar idealmente a temperatura de forma individual em cada ambiente, o que pode ser muito útil no caso de academias que tenham mais repartições e nas quais não seja possível climatizar todo o ambiente de uma forma e vez só.