blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

06/12/2018

Saiba o que avaliar para fazer o conserto do seu ar-condicionado

É certo que há diversos métodos para amenizar as altas temperaturas: banhos de piscina, beber água gelada e, é claro, o infalível ar-condicionado. Esse aparelho faz uma grande diferença no verão e, por isso, é importante deixá-lo “preparado” para essa estação. Assim chegamos no ponto principal deste post: o que avaliar no conserto de ar-condicionado?

Você sabia que a manutenção do aparelho é importante mesmo que ele não esteja quebrado? Pois é: saiba, neste texto, o que considerar para acionar o técnico e manter o eletro funcionando perfeitamente por vários verões. Continue conosco!

Por que é necessário fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado?

Um bom ar-condicionado deixa o clima fresquinho e agradável e filtra as impurezas da atmosfera, garantindo uma melhor qualidade do ar. Com o tempo, as partículas de pó se acumulam no interior do aparelho e, além de espalhar poeira, elas começam a prejudicar o funcionamento do eletro.

A manutenção preventiva pode ser definida como uma higienização completa dos filtros e painéis frontais. Ela serve justamente para não permitir que apareçam alguns problemas técnicos e assim prevenir os riscos à saúde dos moradores (como rinites, alergias respiratórias e crises de sinusite).

De quanto em quanto tempo essa manutenção é necessária?

É recomendado que se faça uma manutenção profissional com bastante regularidade. O tempo pode ser definido de acordo com a utilização do seu aparelho de ar-condicionado:

- de 6 em 6 meses para ar-condicionados ligados diariamente (como os de escritório, por exemplo);

- anualmente para os eletrodomésticos que são pouco utilizados (como os residenciais).

Quais as vantagens da manutenção preventiva do ar-condicionado?

Quando você cria o hábito de submeter o aparelho a manutenções profissionais, ele se torna mais econômico (quando sujo, ele pode significar um aumento de 30% na sua fatura de energia elétrica) e passa a climatizar o ambiente de forma muito mais rápida — sem contar que as chances de ocorrer uma pane geral se tornam menores.

Ninguém gostaria de expor a família e amigos a um ar poluído, não é mesmo? Limpar os filtros e demais partes do eletrodoméstico garante que a atmosfera se torne mais saudável, livre de ácaros, fungos e outros elementos ruins para a respiração de todos.

O que deve ser avaliado na hora de fazer o conserto do aparelho?

Para a manutenção preventiva, é válido considerar o espaçamento de tempo: há quantos meses o seu ar-condicionado não passa por uma limpeza profissional? Dentro dessa resposta, você deverá ou não acionar a empresa prestadora desse serviço.

Além da preventiva, há outros dois tipos de manutenção que podem ser feitas no seu aparelho. Conheça-as e avalie qual melhor se encaixa na situação do seu eletro:

- manutenção corretiva: é indicada para quando o aparelho estiver apresentando falhas no funcionamento. Os processos possíveis nesse nível de conserto são a restauração, a correção e a recuperação da capacidade;

- manutenção preditiva: pode ser considerada uma variação da preventiva. Os componentes e peças são trocados antes de qualquer falha. Neste nível, deve-se considerar a validade das peças do aparelho.

Como escolher a empresa ideal para fazer essa manutenção?

Depois de conhecer um pouco mais sobre o que acontece nos processos de manutenção e concluir qual é o nível de conserto adequado para o seu ar-condicionado, confira algumas dicas superúteis para escolher a melhor empresa para prestar o serviço:

- considere indicações e referências: é provavelmente a melhor forma de contratar alguém. Converse sobre isso com os seus amigos e conhecidos e confira os feedbacks de cada um;

- confira a experiência: leve em consideração quanto tempo a empresa tem no mercado e quais são as suas especializações;

- veja a experiência do profissional no modelo do seu aparelho: existem diversos modelos e versões de ar-condicionado. É importante contratar alguém que domine os conhecimentos sobre o seu eletrodoméstico.

Investir no conserto de ar-condicionado garante que você e sua família passem por incríveis momentos no verão sem sofrer com as altas temperaturas ou com as indesejáveis doenças respiratórias. Considere as vantagens da manutenção apresentadas neste texto e acione um profissional adequado para fazer esse serviço.