blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Curiosidades

07/08/2018

Entenda como funciona um ar-condicionado

Em países tropicais, como o Brasil, o calor em certas épocas do ano é muito forte e incômodo. Graças a tecnologia, utensílios como o ar-condicionado nos permitem driblar essas situações e ficarmos frescos e confortáveis, mesmo durante o verão. Mas você já parou para pensar como funciona um ar-condicionado?

Entender como ele consegue tornar um ambiente abafado e quente em um local fresco e geladinho é importante para perceber como ele é a melhor alternativa para se refrescar. Quer saber mais? Veja a seguir!

Como surgiu o ar-condicionado?

O aparelho foi inventado em 1902, por Willis Carrier, nos Estados Unidos. A inovação era o primeiro equipamento capaz de controlar a temperatura de um ambiente, condicionando o ar dele.

Ao longo dos anos diversas mudanças e novas funcionalidades foram acopladas e incorporadas, tornando-o menor e mais potente. Porém, o princípio continua o mesmo desde o começo.

Como funciona um ar-condicionado?

A tecnologia funciona como uma geladeira. Um fluído, chamado R-22, composto de cloro, carbono e flúor, que se torna gás a partir dos 7°. Por ser frio, é colocado para circular entre serpentinas, condensadores e evaporadores, absorvendo o calor que foi sugado do ambiente externo.

Mais especificamente, o ventilador suga o ar quente, passando pelo evaporador e, posteriormente, entra em contato com as serpentinas, que absorve o seu calor, tornando-o frio.

Quais são os tipos de ar-condicionado?

Existem diversos modelos de ar-condicionado, que se adequam às necessidades do ambiente. Conhecer a variedade ajuda a optar pelo aparelho mais útil e adequado às suas necessidades.

Portátil

O ar-condicionado portátil é uma opção ideal para aqueles que desejam um único equipamento para refrigerar diversos ambientes. Ele pode ser movido de um lugar para o outro, deixando todos os cômodos geladinhos.

Sua única exigência é ser posicionado perto de portas ou janelas, para soprar o ar quente para fora, substituindo-o pelo fresquinho.

De janela

Embora nem todo mundo saiba, esse é o ar-condicionado tradicional. Ele foi projetado para ser fixado a uma janela, de modo a manter todo o ar quente para fora e o frio para dentro. No entanto, muitas pessoas, para não ocupar o espaço da janela, optam por colocá-lo em um buraco na parede feito em seu tamanho.

Split tradicional

O Split é um modelo altamente eficiente, que faz pouco barulho e além de tudo é discreto. Para aumentar suas vantagens, também tem uma instalação fácil. Ele é ideal para aqueles que querem um ar-condicionado sem que ele atrapalhe visualmente o ambiente, mas que, ao mesmo tempo, deixe o ambiente mais fresco.

Saber como funciona um ar-condicionado proporciona para os consumidores a compreensão de que ele é a melhor opção quanto a refrigerar o ambiente. Contar com o equipamento possibilita estar sempre em um local com boa temperatura com apenas um toque no controle.