blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Instalação

10/07/2018

Entenda onde instalar a unidade interna do ar-condicionado

O ar-condicionado está ficando cada vez mais presente nos imóveis — seja comerciais, residenciais ou de lazer. Isso não é por acaso, já que estamos destinando uma boa parcela do nosso dia a dia dentro desses ambientes.

A climatização dos locais vem se tornando obrigatória quando o assunto é ter conforto para exercer as tarefas cotidianas. Por isso, os aparelhos condensadores de ar precisam ser instalados de maneira correta para que atinjam a máxima eficiência de uso.

Porém, você sabe qual é o melhor local para instalar a unidade interna do ar-condicionado? Se ainda não sabe ou tem dúvidas, não se preocupe, neste texto achará dicas para posicionar esse item no melhor espaço possível. Preparado? Então vamos à leitura!

Qual é a importância de escolher o local adequado?

Antes mesmo de darmos as dicas tão valiosas para esse elemento, devemos abordar qual a importância de planejar e verificar qual é o local mais adequado à instalação.

A unidade interna ou unidade evaporadora é a parte responsável que tem a saída do ar com a temperatura em que o usuário solicitou. Já a parte externa é o ponto em que é realizado o resfriamento do ar por meio da circulação dentro dos tubos que estão em contato com os fluidos refrigerantes.

Portanto, como se trata de uma parte de saída de ar, não é em qualquer local que pode ser instalado. Já imaginou um ar-condicionado virado para uma parede em que o ar quase não circula? É jogar dinheiro fora!

Por isso, é importante que se escolha um local que facilite a circulação do ar para que não exija do aparelho um esforço além do normal.

Como avaliar se o local é propício para a instalação?

Uma vez entendido a importância de se procurar um local adequado para instalação, daremos algumas dicas que são fundamentais para se instalar a unidade interna do ar-condicionado da melhor forma possível. Vamos a elas:

Posicionamento

A primeira dica trata-se do posicionamento da unidade interna. A área apontada deverá ser alinhada de acordo ao centro do ambiente ou o mais próximo possível. Dessa forma, a disseminação do fluxo de ar será idêntica. Essa simples técnica fará com que todo o ambiente tenha a mesma temperatura em que o ar foi refrigerado.

A altura proposta para instalação da unidade evaporadora é ser sempre de 2 metros. É normal que surja um gotejamento, resultado do processo de condensação, por isso o local abaixo do ar-condicionado não poderá ter nenhum item

Infraestrutura

Segundo a norma NBR 5410, é obrigatório a presença de uma tomada própria para o uso. Essa instalação elétrica, que também é conhecida pela sigla TUE, é característica para se ligar o ar-condicionado.

A instalação deve ser feita em um sistema elétrico exclusivo que contará com o seu próprio disjuntor para justamente direcionar a energia para o ar-condicionado, a fim de evitar queima da instalação residencial e do aparelho condicionador.

Como um profissional capacitado pode ajudar?

Essas dicas que foram citadas servirão como auxílio no posicionamento da unidade interna do seu ar-condicionado. Porém, é sempre importante contar com a ajuda de profissionais capacitados para realizar a instalação do seu aparelho condensador.

Esse técnico decidirá qual será a melhor área para situar o seu ar-condicionado. Além de seguir as indicações apontadas anteriormente, ele fará com que o aparelho não fique na direção em que há incidência de luz solar ou que haja uma alta concentração de poeira no local.

Por último, fará com que o sistema de drenagem do gotejamento seja direcionado para um espaço indicado para o escoamento desse líquido.

A unidade interna do ar-condicionado é um equipamento muito delicado e importante e, por isso, necessita de atenção e cuidado no momento da sua instalação.