blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

28/06/2018

O que são e para que servem os defletores de ar-condicionado?

O ar-condicionado vem sendo amplamente usado seja em empresas, ou em residências e isso acontece especialmente pelo longo tempo que passamos nesses ambientes. Como estamos trabalhando mais — home office ou nas entidades —, precisamos de ferramentas que nos deixem ainda mais confortáveis para produzirmos e é aí que entram os defletores de ar-condicionado!

Controlar a temperatura do ambiente é algo que vem se tornando fundamental. Afinal de contas, tanto o lazer, quanto o trabalho precisam ser prazerosos, não é mesmo? Além de uma temperatura muito alta ou muito baixa, o vento encaminhado diretamente a você também pode ser considerado um incômodo.

Por isso, o uso de defletores de ar-condicionado é essencial para proporcionar o devido conforto. Se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre o que é, como funciona e como cuidar dos defletores, aproveite para ler este artigo até o fim!

Como funcionam os defletores de ar-condicionado?

Os defletores têm como principal função direcionar ou distribuir o vento gerado pelo ar-condicionado por todo o ambiente. Normalmente, os defletores possuem acrílico em sua composição e variam de tamanho de acordo com as dimensões do ar-condicionado.

Dependendo da potência do seu ar-condicionado, ele pode gerar uma grande quantidade de ar que pode ser concentrado em um local específico. Essa concentração pode prejudicar a refrigeração do ambiente, uma vez que um local fica mais quente ou frio que os demais.

Independentemente se o ar-condicionado estiver instalado nas paredes ou em centrais, os defletores podem ser utilizados para distribuir melhor o vento gerado para todo o ambiente. Geralmente, eles direcionam o ar para cima e, com isso, a refrigeração do cômodo começa de cima para baixo, deixando o ambiente muito mais agradável.

Qual a importância dos defletores?

Imagine que a sua empresa possui um ar-condicionado e ele está posicionado logo acima da sua cabeça. Quando ligado, o vento está totalmente concentrado em você. Não parece agradável, certo?

Os defletores de ar-condicionado são importantes para deixar o ambiente mais agradável para todos os usuários presentes. A concentração do vento do ar-condicionado em um único indivíduo pode, inclusive, desencadear reações alérgicas.

Com a instalação dos defletores, a distribuição do vento será feita como um todo, evitando que um colaborador tenha sua saúde prejudicada.

Como harmonizar com o ambiente?

Por serem feitos em acrílico, os defletores de ar-condicionado podem ser limpos com facilidade. Tenha em mente que a sua limpeza e manutenção adequadas são fundamentais para o seu bom funcionamento.

Como normalmente direcionam o vento para cima, esses materiais estão propensos a acumularem sujeira. Com isso, é preciso prestar atenção à existência de resíduos que podem prejudicar:

- a saúde dos usuários que frequentam o ambiente;

- o funcionamento correto do ar-condicionado;

- o ambiente como um todo.

Os defletores também podem ser harmônicos com o ambiente onde estão instalados. Isso se deve ao material utilizado que, se devidamente limpo, pode ser quase imperceptível e não desvia a atenção das pessoas.

Para que a limpeza desse equipamento seja feita de maneira eficiente, é recomendável utilizar apenas um pano limpo, que pode ser úmido ou seco. É interessante ressaltar que não se pode utilizar álcool ou produtos químicos na limpeza, pois eles podem prejudicar a durabilidade do material.

Os defletores de ar-condicionado podem ser utilizados nos mais variados tamanhos de aparelhos e ambientes, além de serem recomendados para otimizar a refrigeração do lugar. Além de bastante funcional, os custos de instalação e manutenção apresentam um ótimo custo-benefício.