blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Dicas

26/06/2018

Você não pode se esquecer da limpeza e manutenção periódica do ar-condicionado

Um período prolongado de uso pode fazer com que você se esqueça de fazer a limpeza e higienização do sistema de ar condicionado. Além de prejudicar o desempenho e durabilidade dos aparelhos, isso traz riscos à saúde.

O ar ao nosso redor está cheio de micro-organismos causadores de doenças, que podem se acumular nos aparelhos de ar condicionado. Quando inalados, estes micróbios alojam-se ao longo das vias respiratórias e pulmões. As crianças e idosos estão mais sujeitos a estes riscos devido à baixa resistência.

Todas as impurezas contidas no ar que respiramos se acumulam no sistema de ar condicionado, que é um sistema fechado onde toda essa sujeira encontra lugar em pequenos orifícios e canaletas. Além disso, o ar-condicionado é um sistema úmido, local ideal para a proliferação desses micro-organismos. A única forma de evitar esse problema é fazer corretamente a manutenção preventiva e higienização de todo o sistema de ar condicionado.

O filtro, que fica na parte da frente do ar condicionado residencial pode ser lavado em casa, pelo menos uma vez por mês, em água corrente.

A limpeza e higienização de ar condicionado deve ser feita por técnicos especializados pelo menos uma vez por ano. É necessário limpar o filtro, a serpentina, a bandeja de água, que depois que seca vira bolor, e o ventilador.