blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Curiosidades

31/05/2018

O ar-condicionado desliga por causa da temperatura?

Uma dúvida bastante recorrente é se o ar-condicionado desliga caso a temperatura já estiver mais baixa ou mais alta do que aquela que você configura no aparelho. Ficou complicado? Vamos explicar:

Qual a dúvida aqui

Por exemplo, se na rua está fazendo 12ºC, dentro de casa deve estar mais ou menos essa temperatura, não é? Então, algumas pessoas acham que se você ligar o ar-condicionado em 17ºC, ele não vai ligar, porque a temperatura já está  mais baixa do que isso.

Da mesma forma, se está fazendo 28ºC em determinado dia, e você ligar o ar-condicionado em 25ºC, tem quem pense que o aparelho não vai funcionar, porque a temperatura já está mais alta do que aquela colocada no aparelho. Ok, essas são situações raras, mas é uma dúvida válida.

O que acontece de verdade

Primeiro que é preciso ressaltar que existe o ar-condicionado do tipo Frio e do tipo Quente/Frio. Ou seja, do tipo que só libera ar gelado e do tipo que libera tanto ar frio quanto quente para climatizar o cômodo.

Vamos levar em conta um ar-condicionado Quente/Frio, nesse caso:

As temperaturas do ar-condicionado não são divididas entre as que esquentam e as que esfriam. A temperatura que o consumidor escolhe no equipamento é a aquela que o aparelho vai tentar atingir, independente se a temperatura ambiente está mais baixa ou mais alta.

Mas atenção! É preciso colocar o ar-condicionado no modo correto. “Modo Aquecimento” ou “Heat” para que ele libere ar quente, e “Modo Refrigeração” ou “Cool” para que ele libere ar frio.

Feito isso: se você configurar 17ºC no seu aparelho, essa é a temperatura com que ele vai climatizar o ambiente, independente se estiver mais frio ou quente do que isso no cômodo. Se você pedir para o aparelho 17ºC e estiver fazendo 12ºC no ambiente, o ar-condicionado vai liberar ar quente até se adequar à temperatura selecionada – lembre de colocar no modo aquecimento (heat).

Se estiver, por exemplo, 28ºC no cômodo e você pedir por 25ºC, o ar-condicionado vai liberar ar frio para chegar nessa climatização – nesse caso, colocando no modo refrigeração (cool).

E no caso do ar de ciclo Frio?

Nesse caso, o aparelho não produz ar quente, então se o ambiente estiver mais frio do que a temperatura escolhida, o ar-condicionado provavelmente não vai conseguir climatizar o ambiente conforme o desejado. Isso acontece porque ele só vai liberar o ar na temperatura ambiente, sem resfriá-lo antes.

Porém, para temperaturas mais altas, a regra ainda vale. Se estiver uns 28ºC e você configurar 25ºC, o ar-condicionado vai liberar ar frio até chegar lá.

Tá, mas o ar-condicionado desliga ou não?

Se seu aparelho não tem a tecnologia Inverter, que mantém o motor da condensadora funcionando o tempo inteiro, sim, o ar-condicionado desliga boa parte das suas funções quando atinge a temperatura desejada. Ele fica desligado por um tempo e, quando o termostato percebe que a temperatura voltou a se alterar, ele liga os motores novamente para que o equipamento regule a climatização do ambiente outra vez.