blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Antes de Comprar

17/05/2018

Ar-condicionado no quarto dos bebês: o que eu preciso saber?

O ar-condicionado há muito deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade em um país que registra temperaturas altas durante todo o ano. Os aparelhos mais modernos, compactos e silenciosos invadiram casas, escritórios, escolas e atualmente até mesmo hospitais contam com essa inovação em suas salas de consulta e UTIs.

Na maternidade, por exemplo, é comum que o quarto que a mamãe divide com seu recém-nascido esteja equipado com um ar-condicionado para manter a temperatura estável e o ar purificado.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm receio de instalar ar-condicionado no quarto dos bebês. Por isso, hoje vamos esclarecer o mito de que o aparelho faz mal para os pequenos e entender como ele pode ser usado sem prejudicar a saúde dos moradores da casa. Acompanhe!

Afinal, posso colocar ar-condicionado no quarto dos bebês?

A não ser em casos específicos indicados pelo pediatra, o uso do ar-condicionado no quarto de bebês e crianças é absolutamente permitido.

Em comparação com o ventilador, o aparelho sai na frente com vantagem: enquanto que o primeiro espalha a poeira sem resfriar adequadamente o ambiente, o ar-condicionado traz mais conforto nos dias mais quentes e ajuda a manter o corpo da criança em uma temperatura estável, prevenindo doenças e desconforto na hora de dormir ou brincar.

Quais as vantagens de utilizar ar-condicionado no quarto dos bebês?

Além de espantar o calor e refrescar o ambiente, o ar-condicionado pode prevenir alergias e infecções respiratórias: os aparelhos modernos usam tecnologias avançadas para filtrar partículas presentes no ar, como fungos e bactérias.

Porém, é preciso limpar o filtro do equipamento regularmente, de acordo com as instruções do fabricante.

Que cuidados os pais devem tomar com o ar-condicionado no quarto dos bebês?

Além de realizar manutenções de rotina e limpezas frequentes no aparelho, os pais devem tomar alguns cuidados ao instalar ar-condicionado no quarto de recém-nascidos, bebês e crianças pequenas:

- o equipamento não deve permanecer ligado durante toda a noite;

- durante o uso, o bebê deve usar roupas leves, mas que protejam da temperatura mais baixa;

- o aparelho deve ser instalado na parede contrária ao berço;

- sempre que possível, o uso do aparelho deve ser combinado ao uso do umidificador;

- na hora de trocar o bebê ou dar banho, o equipamento deve ser desligado;

- pelo menos uma vez por dia, o ar-condicionado deve ser desligado e as porta e janelas devem ser abertas para permitir a renovação do ar.

Ao contrário do que muitos pais e mães pensam, os bebês estão muito mais sujeitos a desconforto e doenças por conta do calor do que pelo resfriamento do ar-condicionado. É por isso que muitos pediatras indicam o uso do aparelho desde os primeiros meses de vida do bebê, sempre tomando os devidos cuidados.

Dessa forma, a família inteira desfruta de uma casa fresca e confortável, e as crianças se tornam fãs do ar-condicionado desde pequenas!