blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Curiosidades

03/05/2018

É verdade que o ar-condicionado espanta os mosquitos e pernilongos?

Talvez você não saiba, mas os casos de dengue, zika e chikungunya, assim como qualquer doença transmitida por mosquitos e pernilongos, podem ter no ar-condicionado um grande inimigo. Além do conforto de um ambiente climatizado, o aparelho também ajuda a combater esses males, impedindo o contato desses insetos com a sua pele. No entanto, é preciso ficar atento, porque eles não morrem, apenas encontram uma barreira natural para picar o ser humano e transmitir a doença. Veja como o ar-condicionado espanta os mosquitos e descubra como usá-lo a seu favor.

Ar-condicionado espanta os mosquitos e deixa o ar mais saudável

Borrachudo, pernilongo, muriçoca, carapanã. O nome pode mudar, mas a verdade é que esses pequenos insetos podem trazer grandes problemas para a nossa vida.

Pernilongos são do gênero Culex e têm ciclo de vida, habitat e anatomia diferente dos borrachudos (Similium pertinax) e dos mosquitos Aedes aegyipti, por isso o que seduz ou espanta um, não serve para o outro.

Isso acontece porque cada um tem receptores diferentes, localizados em suas antenas. É justamente o tipo de receptor que define a química que deve ser usada para que seja repelido.

No entanto, todos têm em comum uma mesma coisa: eles precisam voar para chegar ao seu alimento e acabar passando a doença através da picada.

Mas se você pensou logo no ventilador para atrapalhar seu voo, pode até ter acertado em parte. De acordo com os especialistas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), essa é uma solução pontual, que só funciona enquanto o vento está batendo.

Já o ar-condicionado espanta mosquitos de forma mais eficiente, segundo eles, porque você está mexendo não só com a temperatura, mas também com a umidade do ar.

Além do ar interno ficar mais saudável e purificado, sem poeira, poluição ou micro-organismos que ficam no ambiente externo, mosquitos não gostam de temperaturas frias.

Isso acontece porque eles são animais de sangue frio, ficando mais ativos quando está calor. Você já deve ter reparado, por exemplo, que a quantidade deles fica bem reduzida no inverno. Por outro lado, a queda da umidade também inibe sua ação, dificultando que ele perceba a localização da sua vítima. Por isso o ar-1condicionado espanta mosquitos de forma eficiente.

Mais eficiência contra mosquitos a qualquer hora do dia ou da noite

O mais interessante é que o ar-condicionado espanta mosquitos a qualquer momento do dia ou da noite, fazendo com que você consiga inibir a ação de qualquer tipo deles. O Aedes aegypti, por exemplo, tem hábitos diurnos, enquanto o Culex tem hábitos noturnos.

No entanto, ambos invadem as casas durante o dia e gostam de se esconder nas sombras e em lugares úmidos, como os cantinhos dos armários, debaixo da mesa, etc. O ar-condicionado espanta os mosquitos porque reduz a umidade ambiente e chega a todos esses lugares de forma eficiente.

Por outro lado, todo mundo já teve noites mal dormidas por causa do zumbido de mosquitos próximo aos ouvidos. Isso acontece porque eles são atraídos para a nossa cabeça pela nossa própria respiração. Como o ar- condicionado espanta mosquitos reduzindo a temperatura do ambiente, acaba melhorando também o sono noturno, essencial para a saúde e bem-estar durante todo o dia seguinte.

Qual a melhor temperatura para o ar-condicionado espantar os mosquitos?

Mosquitos ficam mais lentos em temperaturas baixas, mas nem por isso é preciso bater queixo debaixo do edredom ou usar casaco durante o dia. De acordo com os especialistas da Fiocruz, a temperatura ideal para inibir a ação de mosquitos e pernilongos é entre 16ºC e 18ºC. Já a temperatura em que o Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya) mais se sente à vontade, por exemplo, é entre 24ºC e 28ºC.

Mas se a sua preocupação é em relação à conta de energia elétrica no final do mês, nem é preciso esquentar a cabeça. Dizer que todo ar-condicionado consome muita energia elétrica é mito. Aparelhos  novos ou bem regulados, em bom estado, não têm alto consumo de energia elétrica. Se a sua conta está vindo muito alta é porque muito provavelmente está na hora de trocar de aparelho ou chamar um especialista para fazer reparos.

Ar-condicionado espanta os mosquitos mas não basta

Não custa nada lembrar que o ar-condicionado espanta os mosquitos, mas também é necessário saber que só ele pode não ser suficiente para acabar com todas as ameaças. O ideal é utilizá-lo como suporte para outras medidas de prevenção, como tela nas janelas e portas, mosquiteiro, roupas compridas e repelentes.

Não esqueça também de esvaziar qualquer recipiente que possa acumular água de chuva, colocar terra nos pratinhos dos vasos, deixar sempre as calhas limpas e abrigar da chuva pneus e outros itens que possam servir de criadouro para mosquitos e pernilongos.