blog

Categoria

Prime Ar Condicionado - Venda, Instalação e Assisténcia Técnica

Antes de Comprar

28/03/2017

Ar Condicionado Portátil: Como Funciona?

Para investir em ar condicionado para a casa, é preciso conhecer os modelos e necessidades do ambiente – só assim faremos uma boa escolha.

Se você ainda não sabe, existem aparelhos portáteis que climatizam tão bem quanto ar condicionado convencional, instalado em paredes. Ele pode ser boa opção e substituir ventiladores e aquecedores.

Saiba como ele funciona e conheça as vantagens que ele proporciona.

Indicações para Condicionador de Ar Portátil

Normalmente, o ar condicionado portátil é utilizado para climatizar ambientes que ficam pouco tempo ocupados como, por exemplo, uma casa de praia. Mas também é uma solução para construções antigas e condomínios que não permitem obras para a instalação de aparelhos convencionais.

O ar  de janela por exemplo, necessita de espaço na própria parede e o ar split é dividido em duas partes, uma delas instalada do lado de fora do ambiente.

Para estruturas que não se encaixam nestas situações, o interessante é a praticidade do ar portátil, que não exige quebradeira e é muito eficiente.

Vantagens e Desvantagens

Veja as vantagens do ar portátil:

• Instalação rápida, muito prática e pode ser feito por qualquer pessoa

• Praticidade para transportar até mesmo de uma casa para outra

• Rodinhas para deslizar de um cômodo para outro

• Régua adaptadora para variados tipos de janelas e portas

• Peso leve para facilitar o manuseio

• Tubos para expelir a umidade do ar através de janelas ou portas

Entre as desvantagens podemos citar a ocupação de espaço físico e a “trombinha” de ar quente, sistema de exaustão do aparelho que requer uma saída pela janela – seja abrindo-a, que não é o ideal, ou através de uma adaptação que vede a fresta da janela.

É possível também fazer um buraco na parede para a saída da “trombinha”, mas isso eliminaria a característica portátil do aparelho.

Como Instalar um Ar Condicionado Portátil

Para instalar o ar condicionado portátil e mantê-lo funcionando não é preciso modificar nada dentro ou fora de casa. Inclusive, quanto a parte elétrica, é só ligar na tomada.

Os designs são pensados para não chamar atenção: o aparelho pode ficar alojado como um móvel. Então, basta ajustar a régua à porta ou janela e conectar o tubo: assim o aparelho faz a troca de ar quente por frio tranquilamente e você pode ter o dia a dia em viagens ou em casa bem mais confortável.

Capacidade de Refrigeração do Ar Portátil – BTU/h

Por ser portátil, o aparelho é utilizado para climatizar ambientes pequenos, o que exige menor capacidade de refrigeração. Geralmente, os modelos de ar condicionado portátil possuem entre 7.500 e 12.000 BTUs, o suficiente para deixar quartos, salas e ambientes desse porte climatizados.